Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10856
Title: Endomarketing 4.0 nas companhias aéreas: uma análise do conteúdo digital das influenciadoras Josy Queiroz (GOL) e Ana Marcondes (LATAM)
Authors: Oliveira, Willian de Souza de
Keywords: Comunicação;Endomarketing;Influenciadores;Companhias aéreas
Issue Date: 1-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Willian de Souza de. Endomarketing 4.0 nas companhias aéreas: uma análise do conteúdo digital das influenciadoras Josy Queiroz (GOL) e Ana Marcondes (LATAM). 2010. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Com o desenvolvimento dos meios de comunicação na contemporaneidade, a internet tornou-se palco para o relacionamento entre marcas e pessoas, e na aviação comercial não foi diferente. Nesse contexto, um fenômeno surgiu nas companhias aéreas nos últimos anos, que foi a popularização de influenciadores digitais que são ou já foram colaboradores nelas. Esses influenciadores concentram milhares de seguidores por compartilhar suas experiências ao exercer profissões específicas, como comissários de bordo e pilotos. Dessa forma, será feito uma análise do conteúdo publicado por duas influenciadoras vinculadas as duas maiores companhias aéreas brasileiras através de vídeos no YouTube, e presença na rede social Instagram, sendo elas: Josy Queiroz, comissária de bordo da Gol Linhas Aéreas, e Ana Marcondes, que no passado já colaborou com a Latam Airlines. Para tal análise dos conteúdos, usaremos os conceitos de SCHULTZ (1993), BEKIN (1995) e CASAS (2007) para o aprofundamento nos estudos sobre Endomarketing, e a teoria de KOTLER (2017), que apresenta os seis atributos das marcas centrados no ser humano no contexto do Marketing 4.0. O objetivo é compreender como as marcas se fazem presentes através do conteúdo publicado pelos seus colaboradores na internet, e a relação que o Endomarketing possuem nesse processo.
Abstract: Communication; endomarketing; influencers; Airlines.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10856
Other Identifiers: 2016069466
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENDOMARKETING4.0_Oliveira_2020Monografia de Willian de Souza de Oliveira.2.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons