Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10813
Title: Análise da conformidade das demonstrações contábeis de entidades do terceiro setor: estudo de caso na instituição Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva
Authors: Santos, Thiago Magno Ribeiro dos
Keywords: Terceiro setor;Demonstrações financeiras;Conformidade;Transparência
Issue Date: 28-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Thiago Magno Ribeiro dos. Análise da conformidade das demonstrações contábeis de entidades do terceiro setor: estudo de caso na instituição Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva. 2020. 26f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: O terceiro setor é composto por organizações privadas, sem fins lucrativos, que, por sua natureza social, atendem a um grupo restrito ou à coletividade, buscando o bem-estar social. Embora algumas entidades sejam autossustentadas, a maioria delas é financiada tanto pelo setor público quanto pelo setor privado. Diante desse fator de financiamento por recursos doados pelo governo e/ou empresas do setor privado, há uma cobrança por parte desses financiadores em relação à transparência dos gastos realizados com essas doações, visando à constatação de que esses recursos foram utilizados adequadamente; a principal forma de fazer essa constatação é através de suas demonstrações financeiras. Nesse sentido, entendendo a exigência legal de elaboração das demonstrações contábeis e considerando sua importância para tomada de decisões, este trabalho tem como objetivo principal analisar o grau de conformidade das demonstrações financeiras de uma entidade do terceiro setor, situada no estado do Rio Grande do Norte, com longa atuação no campo do combate ao câncer infantojuvenil, a “Casa de apoio à criança com Câncer Durval Paiva”. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo bibliográfico, e as informações utilizadas, referentes ao exercício de 2019, foram divulgadas pela própria instituição. O estudo consiste na interpretação e análise dos dados coletados, visando identificar o grau de conformidade dessas demonstrações com as normas vigentes e aplicáveis ao terceiro setor. Os resultados obtidos indicaram alto grau de evidenciação, sendo atribuída pontuação positiva para as três análises: Tabela 1 – 100%; Tabela 2 – 100% e Tabela 3 – 100%. Concluiu-se, portanto, que os demonstrativos da entidade analisada neste estudo estão de acordo com as normas vigentes.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10813
Other Identifiers: 2012915205
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDaConformidadeDasDemonstracoesContabeis_Santos_2020.pdfMonografia286,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons