Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10785
Title: Avaliação da seca hidrológica considerando a demanda hídrica e sua relação com a gestão de reservatórios: Reservatório Santa Cruz do Apodi
Authors: Lira, Guilherme Arruda Câmara de
Keywords: Semiárido;Santa Cruz do Apodi;Seca hidrológica;Índice de seca;Método do fator limite
Issue Date: 18-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: Lira, Guilherme Arruda Câmara de. Avaliação da seca hidrológica considerando a demanda hídrica e sua relação com a gestão de reservatórios: Reservatório Santa Cruz do Apodi. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: A avaliação adequada da seca hidrológica para seu uso no monitoramento de possíveis períodos de déficit hídrico é uma ferramenta para a criação de medidas para minimizar os efeitos da seca, principalmente nas regiões mais afetadas por esse fenômeno, como a região semiárida. Entretanto, muitos desses índices utilizados não são adaptados para regiões específicas e nem levam em consideração nos seus cálculos as demandas hídricas e nem os volumes de déficit. Para se reverter esta fragilidade, Medeiros (2016) sugere em seu trabalho uma adaptação do método do Nível limite, o qual determina o volume de água que deve estar acumulado no reservatório para o atendimento das demandas e do processo de evaporação para diferentes horizontes de controle, sendo possível caracterizar a seca em função de sua magnitude, severidade e duração. Neste trabalho este método foi aplicado no reservatório de Santa Cruz do Apodi no Rio Grande do Norte, no período entre 2002 e 2018. Foi verificado que o método foi eficaz em avaliar e estudar os períodos de déficit hídrico para diferentes horizontes de controle. Sendo assim, é recomendado que este método seja utilizado quando se quer analisar os impactos que os volumes retirados por diversas demandas têm no volume total do reservatório estudado. A metodologia do fator limite adaptada por Medeiros (2016) e utilizada neste trabalho é uma maneira eficaz e simples de avaliação da seca hidrológica utilizando a demanda como uma de suas variáveis e empregando diferente níveis limites como referência para se observar o atendimento destas demandas ao longo do tempo.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10785
Other Identifiers: 20170154562
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliaçãodaseca_Lira_2020.pdf870,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons