Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10767
Title: O ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985)
Authors: Farias, Lillyane Priscila Silva de
Keywords: Ensino de Ciências Humanas;Educação Profissional;Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte
Issue Date: 24-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FARIAS, Lillyane Priscila Silva de. O Ensino das Ciências Humanas na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN) no contexto da Ditadura Militar (1964- 1985) / Lillyane Priscila Silva de Farias. - Natal, 2020. 90 f.: il.
Portuguese Abstract: O ensino das Ciências Humanas, desde sua configuração no final do século XIX, foi lecionado de diferentes maneiras ao longo do tempo até chegar à configuração dos dias atuais. O propósito deste trabalho foi identificar como essa área do conhecimento era abordada dentro de uma instituição voltada para a educação profissional, a Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), sob o contexto do Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969 e da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971; tendo como referência à análise as disciplinas de Organização Social Política Brasileira, Educação Moral e Cívica e História. A princípio, se baseou nas seguintes hipóteses: o Ensino das Ciências Humanas na ETFRN estava centrado em datas comemorativas, na organização política do Estado brasileiro e eventos políticos nacionais; o currículo referente ao ensino das Ciências Humanas estava alinhado à proposta de formação de um cidadão “útil” ao contexto; não existia uma preocupação com a formação de um aluno reflexivo, que problematizava a sociedade na qual vivia. A pesquisa foi de cunho bibliográfico e documental, foram realizadas visitas ao Arquivo nesta referida instituição, hoje denominada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, no período de outubro de 2019 a dezembro de 2020, selecionaram-se diários de classes, estruturas curriculares, dentre outros documentos pedagógicos e administrativos que serviram como fontes de pesquisa das quais foram classificadas e sistematizadas a fim de apresentar como era o currículo e os conteúdos que perpassavam essas disciplinas; dessa maneira constatou-se que elas estavam alinhadas, principalmente, às normativas educacionais vigentes da época, enfatizando assuntos relacionados à valorização da pátria, aos conhecimentos da organização e funcionamento do Estado e à propagação da ideia de uma unidade nacional formada de maneira pacífica, sem conflitos.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10767
Other Identifiers: 20170089034
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino das Ciências Humanas_Farias_2020.pdf2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.