Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10741
Title: Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática na performance: Collegium Vocale Natal
Authors: Marchi, Terezinha Júlia Menezes
Keywords: Reciprocidade teórico-prática;Performance;Canto Coral;Canto coral – Performance;Canto coral – Reciprocidade teórico-prática;Performance musical;Collegium Vocale Natal
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MARCHI Terezinha Júlia Menezes. Os impactos da reciprocidade teórico-prática na performance: Collegium Vocale. 2020. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: A pesquisa aqui proposta, versa sobre a reciprocidade teórico-prática na performance coral, que intenta, através de experiências empíricas, compreender quais serão os impactos no fazer performático. Então, através da revisão de literatura, utiliza-se como balizares no referencial teórico, as concepções e práticas socioeducativas do Canto coral, externadas pela educadora musical e regente coral Patrícia Costa (2009a, 2009b). É válido que se verse brevemente sobre a fala de Costa (2009a), e sua abordagem, que considera a prática coral dentro de instituições de ensino, fazendo colocações sobre o universo coral, a inserção, e criação de um grupo com estudantes adolescentes. O objetivo desta pesquisa é compreender os impactos gerados na performance a partir da reciprocidade entre teoria e prática, pautando o trabalho em um tripé que considera a inter-relação entre teoria, prática e performance, como a base da formação musical do grupo em questão. O trabalho, se configura como uma pesquisa-ação, em que serão apresentados os dados através da análise dos questionários, bem como, através dos breves relatos sobre o que se pôde observar no decorrer da pesquisa. Vislumbrando uma consideração de dados concisa, foi realizada uma amostra dos dados, pois, ao longo da pesquisa foram aplicados três questionários, totalizando quarenta questões, entretanto, foram consideradas as dez que se relacionassem com a pesquisa, pois o objetivo inicial da aplicação dos questionários era apenas de ter um contato mais direto com os estudantes e suas ideias. A pesquisa foi realizada na E.E.T.I Winston Churchill, uma das escolas públicas da cidade de Natal/RN, através de um projeto da autora desta abordagem, intitulado “O Canto coral e a cultura Nordestina”. O projeto em questão, já foi escrito contemplando as considerações deste trabalho, e objetivando a escrita da abordagem. Durante a realização da pesquisa, foi possível compreender não apenas as dificuldades existentes ao desenvolvimento teórico-prático, mas também, visualizar que existem uma série de lacunas a serem sanadas e, não obstante, um longo caminho a ser percorrido, além da busca por um melhor desenvolvimento metodológico, que esteja em consonância com o desenvolvimento e a realidade social dos estudantes.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10741
Other Identifiers: 20170108372
Appears in Collections:Música (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCHI_Os impactos da reciprocidade entre teoria e prática_Collegium Vocale Natal.pdf2.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons