Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10718
Title: Análise do sistema de abastecimento de água do perímetro urbano de Morada Nova - CE, com ênfase nas áreas residencial, comercial, rural e industrial
Authors: Maia, Antonia Rosimeire Pinheiro
Keywords: Recursos Hídricos;Sistema de Abastecimento de Água;Aspectos Naturais e Técnicos
Issue Date: 23-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MAIA, Antonia Rosimeire Pinheiro. Análise do sistema de abastecimento de água do perímetro urbano de Morada Nova - CE, com ênfase nas áreas residencial, comercial, rural e industrial. 2020. 117f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: A água é um recurso extremamente essencial no cotidiano e usado de diversas formas, é utilizada no consumo humano, no consumo animal, na pecuária, na agricultura irrigada e nos serviços, entretanto existem fenômenos que ameaçam a segurança hídrica das reservas superficiais e subterrâneas. Com a escassez hídrica, um fenômeno que gera diversos impactos sobre o território, o aumento da população e o desenvolvimento local e regional, o gerenciamento do sistema de abastecimento de água se tornou um desafio no que se refere a oferta dos recursos hídricos. No caso das áreas com foco de análise principal da pesquisa (área de estudo), localizadas no perímetro urbano de Morada Nova – CE, apesar de todos os objetos naturais e técnicos com várias estruturas projetadas, o abastecimento de água está condicionado aos índices pluviométricos, os quais nos últimos anos não tem sido favoráveis para abastecer os reservatórios. Dessa forma, o presente estudo teve como principal objetivo analisar as implicações dos elementos naturais e técnicos da estrutura dos recursos hídricos no sistema de abastecimento de água da área de estudo, no período de 2015 a 2019. Durante o percurso metodológico, foi necessário adotar critérios para escolher a amostra populacional. Com isso, esse universo foi estabelecido de acordo com a quantidade de locais sem caixa-d´água em cada uma das áreas que foram estudadas. Tal critério permite investigar o problema e analisar as interrupções da rede de distribuição de água. A coleta dos dados primários também se concentrou na realização de entrevistas com as empresas e com o órgão responsável pelo gerenciamento do sistema de abastecimento de água. De acordo com os dados coletados, constatou-se que em todas as áreas analisadas ocorre interrupção do abastecimento de água e vazamentos de água, além disso, a produção do perímetro irrigado sofreu uma expressiva redução. Com esses problemas, atestou-se diferentes consequências em todas as áreas. Analisou-se também que a área cujo foco principal era a população e as atividades desenvolvidas por ela, é a que padece com consequências mais drásticas e preocupantes, e a que requer uma maior atenção. A partir dos resultados obtidos com as análises dos problemas e das consequências, evidenciou-se a necessidade de planejamentos, visando a gestão territorial dos recursos hídricos e do sistema de abastecimento de água.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10718
Other Identifiers: 20150124252
Appears in Collections:Geografia (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SistemadeAbastecimentodeÁgua_MAIA_2020.pdfMonografia3.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons