Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10715
Title: A presença dos terceiros molares durante osteotomia sagital do ramo mandibular favorece a complicações? revisão sistemática e meta-análise
Authors: de souza, Bruno Bezerra
Keywords: Cirurgia Ortognática;Terceiro Molar;Complicações Intraoperatórias;Complicações Pós-Operatórias
Issue Date: 13-Apr-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Bruno. A presença dos terceiros molares durante a osteotomia sagital do ramo mandibular favorece a complicações durante a cirurgia ortognática? revisão sistemática e meta-análise. 2020. 50f. Trabalho de conclusão de residência em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-faciais (Odontologia) - Departamento de odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: O objetivo desta revisão sistemática e meta-análise é avaliar se a presença dos terceiros molares inferiores durante a osteotomia sagital do ramo mandibular aumenta o risco de complicações trans e pós operatórias. Esta meta-análise seguiu o protocolo PRISMA e foi cadastrada na plataforma PROSPERO sob o ID: CRD42020147642. Uma busca foi realizada nas bases de dados Medline (Pubmed), Web of Science, Cochrane e Scopus. Dezesseis artigos foram incluídos e as variáveis analisadas foram fratura desfavorável, infecção, distúrbio neurossensorial, remoção de material de osteossíntese e duração da cirurgia. A meta-análise foi realizada para as variáveis fratura desfavorável, infecção e distúrbio neurossensorial e não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos com e sem terceiro molar (p = 0,59; 0,21; 0,83; respectivamente). Os terceiros molares também não aumentaram a necessidade de remoção do material de fixação e causaram um discreto aumento do tempo operatório. Entretanto, mais estudos são necessários para comprovar esses achados. A remoção dos terceiros molares durante a realização da osteotomia sagital do ramo mandibular não aumenta o risco de fraturas desfavoráveis, infecção e distúrbio neurossensosorial.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10715
Other Identifiers: 20174001875
Appears in Collections:Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APresençadosTerceirosMolares_Souza_2020.pdf
Restricted Access Until 2021-08-02
Este trabalho será enviado para uma revista internacional, dessa forma não seria interessante que já houvesse a possibilidade de acesso no momento para evitar quaisquer problemas relacionado à plagio.
A presença dos terceiros molares durante a osteotomia sagital do ramo mandibular favorece a complicações em cirurgia ortognática? revisão sistemática e meta-análise813.66 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.