Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10682
Title: Profissionalização no mercado audiovisual potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual
Other Titles: Professionalization in the potiguar audiovisual market: a case study of the transition between Social Communication Courses - Radio and Social Communication - Audiovisual  
Authors: Silva, Eduardo Fernandes
Keywords: Palavras-chave: Emprego; Formação profissional; Mercado Audiovisual no Rio Grande do Norte; Curso de Comunicação Social – Radialismo; Curso de Comunicação Social – Audiovisual.
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Eduardo Fernandes. Profissionalização no Mercado Audiovisual Potiguar: um estudo de caso da transição entre os Cursos de Comunicação Social - Radialismo e Comunicação Social - Audiovisual. 2020. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social). - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Esta monografia visa analisar a formação de profissionais para o mercado audiovisual potiguar a partir de um estudo de caso sobre a transição do extinto curso de Comunicação Social – Radialismo para o curso de Comunicação Social – Audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa buscou refletir sobre o emprego e a formação de mão de obra para o setor audiovisual no Brasil e almejou apresentar um panorama da formação profissional no estado do Rio Grande do Norte. Para isso, elaborou-se um levantamento sobre as perspectivas de concluintes e de egressos desses cursos no que se refere à inserção dos mesmos no mercado de trabalho. A partir disso, foram identificadas características gerais que resultaram em observações comparativas entre os grupos investigados. Foram analisados três perfis distintos: 1) Egressos do curso de Comunicação Social – Radialismo que cursaram entre 2009 e 2014; 2) Egressos do curso de Comunicação Social – Audiovisual; 3) Concluintes do curso de Comunicação Social – Audiovisual, isto é, estudantes que alcançaram 70% ou mais da carga total do curso em 2019. Os resultados apresentam um panorama do cenário vigente do emprego no setor, reflete sobre a transição entre os cursos e sobre a inserção no mercado de trabalho dos egressos, bem como destaca apontamentos sobre os desafios na formação superior a partir das respostas dos participantes.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10682
Other Identifiers: 20170022071
Appears in Collections:Comunicação Social - Audiovisual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Profissionalizaçãonomercado_Silva_2020.pdf717.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.