Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10640
Title: O fracasso escolar: algumas considerações sobre o papel da escola.
Authors: Mendonça, Jonas Alves Bezerra de
Keywords: Fracasso escolar.;School failure.;Educação brasileira.;Brazilian education.;Escola.;School.
Issue Date: 10-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MENDONÇA, Jonas Alves Bezerra de. O fracasso escolar: algumas considerações sobre o papel da escola.. 2019. 30 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A presente monografia apresenta reflexões teóricas acerca do tema fracasso escolar. Tem como objetivo principal compreender alguns aspectos que provocam o fracasso escolar, entendendo-o enquanto fenômeno complexo, parte de um sistema político e educacional amplo, complexo e diverso. A construção desses entendimentos se deu a partir de pesquisa bibliográfica na qual foram levantados materiais que discutem a temática com vistas à construção de um primeiro entendimento acerca do fenômeno. Contribuíram com essa construção autores como Arroyo, (2000). Bernad Charlot (2000), Phillipe Perrenoud (2001), entre outros. O trabalho nos permite constatar que o fracasso escolar ainda se constitui, na atualidade, como um problema marcante na educação brasileira. Entre outras inúmeras formas de enfrentamento do problema apontamos que uma delas deve se dar a partir da construção de políticas de inclusão dos sujeitos ao ambiente escolar, além da construção de concepções escolares e de formação dos estudantes que valorizem suas culturas e suas realidades.
Abstract: A presente monografia apresenta reflexões teóricas acerca do tema fracasso escolar. Tem como objetivo principal compreender alguns aspectos que provocam o fracasso escolar, entendendo-o enquanto fenômeno complexo, parte de um sistema político e educacional amplo, complexo e diverso. A construção desses entendimentos se deu a partir de pesquisa bibliográfica na qual foram levantados materiais que discutem a temática com vistas à construção de um primeiro entendimento acerca do fenômeno. Contribuíram com essa construção autores como Arroyo, (2000). Bernad Charlot (2000), Phillipe Perrenoud (2001), entre outros. O trabalho nos permite constatar que o fracasso escolar ainda se constitui, na atualidade, como um problema marcante na educação brasileira. Entre outras inúmeras formas de enfrentamento do problema apontamos que uma delas deve se dar a partir da construção de políticas de inclusão dos sujeitos ao ambiente escolar, além da construção de concepções escolares e de formação dos estudantes que valorizem suas culturas e suas realidades.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10640
Other Identifiers: 2014020297
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Feacasso Escolar_Mendonça_Artigo_2019-convertido.pdfFracasso Escolar192,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons