Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/1063
Título: Um estudo das metodologias de recuperação e análise de enterramentos em sítios pré-históricos no Nordeste do Brasil
Autor(es): Simpliano, Samantha Maria de Azevedo
Palavras-chave: Arqueologia;Sepultamento;Cemitério;Práticas mortuárias
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SIMPLIANO, Samantha Maria de Azevedo. Um estudo das metodologias de recuperação e análise de enterramentos em sítios pré-históricos no Nordeste do Brasil. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História), Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Este trabalho procura fazer um estudo das práticas mortuárias na pré-história através da arqueologia. O estudo das práticas com relação a morte se alteraram durante os anos, e mesmo as metodologias e as análises também se diferenciaram. Buscou-se inicialmente analisar em dados bibliográficos as etapas e métodos utilizados na recuperação e análise de material funerário, quando presente, e mostrar a recorrência de diferenciação na metodologia em cada caso apresentado. Esta análise se dá pela leitura de trabalhos já publicados acerca de escavações na região nordeste do Brasil, onde foram consideradosos tipos de sepultamento; a presença de alterações pós-morte, e a utilização de exames laboratoriais para esta determinação a partir da fossilização dos ossos.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1063
Outros identificadores: 2010081498
Aparece nas coleções:História (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samantha Maria Simpliano 2014.1.pdf495,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.