Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10621
Title: A influência da arborização no microclima da cidade de Caicó/RN
Authors: Silva, Geronio Inacio da
Keywords: Arborização;Caicó/RN;Microclima;Temperatura - Meteorologia;Umidade relativa do ar;Afforestation;Caicó/RN;Microclimate;Temperature;Relative humidity
Issue Date: 4-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Geronio Inácio. A influência da arborização no microclima da cidade de Caicó/RN. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó Caicó. 2019.
Portuguese Abstract: A urbanização e a industrialização aceleradas é uma problemática nos dias atuais, pois essas atividades vêm alterando de forma rápida tanto o Meio Ambiente como o Ambiente modificado. A condição térmica da cidade de Caicó/RN pode piorar no futuro se as temperaturas do ar aumentarem devido ao aquecimento em todo o planeta, segundo as constatações do IPCC (IPCC, 2019), proporcionando ameaças à qualidade de vida da população. Diante dessa problemática, o objetivo desta pesquisa foi analisar a influência da arborização na cidade de Caicó, através da temperatura e umidade relativa do ar, comparando duas áreas: uma com arborização densa e outra pouco arborizada. Desse modo, utilizaram-se equipamentos termohigrômetros que registraram dados horários de temperatura e umidade relativa do ar durante o período de maio a junho de 2016. A partir dessas variáveis, avaliou-se a sensação térmica nos dois pontos através dos índices de conforto térmico humano: Índices de desconforto (ID) e o Índice de temperatura e Umidade (ITU). Através dos resultados apresentados, corroboramos com Monteiro (1976) e Mendonça e Monteiro (2003) quando afirmam que a cidade gera um clima próprio (clima urbano), resultante da interferência de todos os fatores que se processam sobre a camada limite urbana e que agem no sentido de alterar o clima em escala local. Por menor que seja a cidade, é possível detectar mudanças no campo higrotérmico, como pudemos constatar em Caicó/RN.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10621
Other Identifiers: 20160125745
Appears in Collections:CERES - Geografia (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AInfluênciaDaArborização_Silva_2019.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.