Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1061
Title: Construção de um herói através das palavras: o conde João Maurício de Nassau em a História dos feitos de Gaspar Barléu
Authors: Nascimento, Danyella Mayara da Costa
Keywords: Nassau;Literatura histórica;Herói
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Danyella Mayara da Costa. Construção de um herói através das palavras: o conde João Maurício de Nassau em a História dos feitos de Gaspar Barléu. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História), Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: A presente monografia trata da obra do humanista antuerpiano Gaspar Barléu (1584-1648) sobre o Brasil Holandês: História dos feitos recentemente praticados durante oito anos no Brasil e noutras partes sob o governo do Ilustríssimo João Maurício Conde de Nassau, etc., ora Governador de Wesel, Tenente-General de cavalaria das Províncias-Unidas sob o Príncipe de Orange (1647). Partindo de uma visão histórico-literária, analisaremos a obra focada na encomenda feita por João Maurício de Nassau (1604 -1679) ao escritor humanista, com a finalidade de apresentar suas ações, como Governador do Brasil Holandês, à nobreza europeia. Este trabalho tem como objetivo compreender a apresentação do Nassau de Barléu – personagem principal do livro – como modelo de governante ideal para a sociedade europe ia do século XVII. Para isso, utilizaremos os conceitos de Herói Clássico Aristotélico, além do ponto de vista de Governante Herói observado durante os séculos XV a XVIII por Peter Burke. Através da ideia de representação social de Erving Goffman, mostraremo s como a apresentação deste Nassau-Personagem contribuiu para a solidificação do Nassau-Real no seu grupo social. Assim, faremos uma análise da figura de João Maurício de Nassau do livro de Gaspar Barléu, identificando suas características, trabalhando com o pensamento intelectual da nobreza europeia no século XVII para a composição de um padrão de comportamento equivalente a um nobre. Junto da fonte principal, trabalhamos com produções como Eu, Maurício: Os espelhos de Nassau e Frans Post e o Brasil Holandês na coleção do Instituto Ricardo Brennand com o propósito de conhecer mais sobre a vida de João Maurício de Nassau como idealizador de obras sobre o Brasil Holandês. Dessa forma, observamos que o autor utilizou para composição deste Nassau -Personagem as características clássicohumanistas que imperavam na arte oficial das Províncias Unidas dos Países Baixos, criando a figura de um herói-governante – estereótipo de governante ideal aclamado pelo povo – para apresentar o Nassau-Real à sociedade nobre da Europa do século XVII.
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1061
Other Identifiers: 200712012
Appears in Collections:História (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Danyella Mayara da Costa Nascimento 2014.1.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.