Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10603
Title: Do cubo branco à caixa preta: uma análise da evolução dos espaços expositivos de arte
Authors: Lacerda, Talitha Yruama Teixeira
Keywords: Arte contemporânea - Monografia;Teoria e história da arquitetura - Monografia;Espaços expositivos - Monografia
Issue Date: 2-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LACERDA, Talitha Yruama Teixeira. Do cubo branco à caixa preta: uma análise da evolução dos espaços expositivos de arte. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Até meados do século passado, as artes plásticas enquadravam-se basicamente em duas categorias: a pintura e a escultura. No entanto, a partir das vanguardas artísticas, os suportes e temáticas da arte ficaram mais diversificados, alterando a maneira de produzir e expor. A arquitetura, por sua vez, como expressão de um tempo e sociedade, se molda às mudanças para manter sua utilidade. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar as alterações da arquitetura dos espaços expositivos de arte contemporânea à luz da mudança do paradigma da neutralidade, proposto como Cubo Branco por Brian O'Doherty, para uma máxima flexibilização dos espaços, proposto por del Castillo como o conceito de Caixa Preta.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10603
Other Identifiers: 2014081612
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Do Cubo Branco à Caixa Preta - TFG UFRN Talitha Lacerda 2019.pdf3.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons