Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10569
Title: Protagonistas e espaços: uma proposta de qualificação para o sistema de espaços livres do conjunto Cidade Satélite, Natal, RN
Authors: Pereira, Lara Soares Trindade
Keywords: Espaços livres públicos - Monografia;Cidade Satélite - Monografia;Qualificação - Monografia
Issue Date: 18-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PEREIRA, Lara Soares Trindade. Protagonistas e espaços: uma proposta de qualificação para o sistema de espaços livres do conjunto Cidade Satélite, Natal, RN. 2019. 204 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O Conjunto Cidade Satélite é o maior conjunto habitacional construído na cidade do Natal, projetado pelo arquiteto Acácio Gil Borsoi e possuí fortes características modernistas em sua solução espacial. Construído na década de 1980, durante o período de atuação do Banco Nacional de Habitação (BNH) na produção de moradia no munícipio, a fim de sanar o déficit habitacional existente. O conjunto está localizado na zona sul da cidade, dentro do bairro Pitimbu, em uma área de extrema fragilidade ambiental, estabelecendo limites como as Zonas de Proteção Ambiental 01 e 03, e ainda com áreas de proteção permanente (remanescentes de dunas) incorporadas ao seu território. Essas fragilidades influenciaram no traçado e planejamento da região que possui uma vastidão de área livres, essas detêm escassez de equipamentos voltados para lazer e esportes, favorecendo a criação de áreas ermas e sem uso, encaradas pelos moradores como áreas de insegurança. A importância de promover espaços públicos de qualidade são discutidas há anos, esses espaços são fundamentais para o caráter de habitabilidade de uma área urbana, além de auxiliar nas relações de sociabilidade entre pessoas, favorecer a identidade local, e promover identidade cívica, qualidade de vida e aumento da produtividade. Os espaços livres públicos devem ser lidos de maneira unificada, a fim de promover uma cidade igualitária. Logo, o estudo em questão, visa desenvolver uma proposta de qualificação do sistema de espaços livres públicos do Conjunto Cidade Satélite, tendo em vista ainda compreender o uso, apropriação e articulações existentes nos espaços livres públicos estudados, integrar os espaços livres púbicos existentes no conjunto, com a cidade do Natal, e articular os espaços livres públicos do conjunto e desenvolver uma proposta de desenho (imagética) para alguns deles, identificados como mais relevantes., sendo a proposta consolidada através de diretrizes, ações e fotocolagens.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10569
Other Identifiers: 2014075320
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROTAGONISTASEESPAÇOS_PEREIRA_2019.pdf48.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons