Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10564
Title: A terapia do afeto: uma proposta de anteprojeto para centro de reabilitação infantil utilizando terapia assistida por animais
Authors: Sousa, Carolina Câmara Dias de
Keywords: Projeto arquitetônico - Monografia;Terapia assistida - Monografia;Reabilitação infantil - Monografia
Issue Date: Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUSA, Carolina Câmara Dias de. A terapia do afeto: uma proposta de anteprojeto para centro de reabilitação infantil utilizando terapia assistida por animais. 2019. 176 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O estado de calamidade pública na saúde do Estado do Rio Grande do Norte, incluindo a escassez de equipamentos de saúde voltados à reabilitação infantil, evidencia a necessidade de propostas que dê alternativas para este quadro. A Terapia Assistida por Animais (TAA) aparece como um tratamento considerado menos custoso e de grande eficácia para o público infantil, principalmente para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e crianças com síndrome de Down. Este tipo de terapia tem, ainda, grande potencial de absorção no mercado devido ao crescente aumento de ênfase e faturamento da indústria voltada aos animais de estimação. Um projeto de centro de TAA para o público infantil contribui com uma abordagem arquitetônica que trabalhe a vivência humana e animal em um espaço considerando ambos como usuários, tornando-se, assim, um desafio, visto a pouca quantidade de estudos de referência na área. Como um diferencial de projeto o espaço precisará ser pensado não só para humanos como também para o bem-estar animal, o que envolveria abordar áreas da psicologia aplicada à arquitetura, bem como conhecimentos da área de conforto ambiental e arquitetura hospitalar de reabilitação e acessibilidade. Por esse motivo, o trabalho tem como objetivos conhecer as especificidades deste equipamento de saúde que permite a interação humano-animal; empregar estratégias do âmbito da Psicologia Ambiental que propiciem a qualidade do espaço de interação entre humanos e animais; adotar estratégias do âmbito do Conforto Ambiental que propiciem a qualidade de vivência do espaço de interação entre humanos e animais bem como uma relação não conflituosa com seu entorno e, por fim, elaborar um projeto de um centro de reabilitação para Terapia Assistida utilizando as estratégias resultantes das análises de psicologia ambiental e conforto ambiental.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10564
Other Identifiers: 2011080219
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons