Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10555
Title: Segunda arte em primeiro plano: uma proposta de requalificação para o Teatro Municipal Sandoval Wanderley
Authors: Gomes, Débora Mendes
Keywords: Teatro - Monografia;Teatro Municipal Sandoval Wanderley - Monografia;Patrimônio cultural - Monografia;Preservação e conservação patrimonial - Monografia
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOMES, Débora Mendes. Segunda arte em primeiro plano: uma proposta de requalificação para o Teatro Municipal Sandoval Wanderley. 2018. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Atualmente, vive-se em Natal um momento de abandono do patrimônio. Na cidade, já se testemunha diversos conflitos em que edifícios estiveram na iminência de serem destruídos ou, de fato, foram demolidos. Diante desse contexto, a “resistência” tem sido a palavra que define os bens materiais e imateriais da capital potiguar. Inserido nessa temática, aparece o caso do Teatro Municipal Sandoval Wanderley (TSW), um edifício modernista localizado no bairro do Alecrim, que já foi importante palco da cultura popular da cidade. O TSW hoje se encontra em uma situação crítica, na qual um grupo de empresários anseia pela sua derrubada e, em seu lugar, a construção de um complexo comercial no bairro. As mudanças, caso ocorridas, certamente causarão uma alteração não só no cenário arquitetônico do local, mas também na ambiência do espaço. Em resposta à esse conflito, esse trabalho, portanto, tem como objetivo a elaboração de um anteprojeto de requalificação do Teatro Municipal Sandoval Wanderley, adequando-o de maneira satisfatória para as demandas das atividades culturais; com esse propósito, irá se discutir a preservação e conservação patrimonial, caracterizar-se-á o teatro, resgatando o valor da edificação no seu aspecto histórico e caráter popular que já representou para a cidade, e se adequará os ambientes da edificação para a otimização de seu uso, principalmente, no aspecto do conforto acústico. Para alcançar tais objetivos será feito um estudo de referencial teórico a respeito de patrimônio cultural, um levantamento histórico do Teatro Municipal Sandoval Wanderley, estudos de referência que contribuirão para fase projetual, além de análise das condicionantes para implantação do projeto. O produto deste trabalho aliará as teorias acerca do patrimônio à manutenção, preservação e conservação do edifício.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10555
Other Identifiers: 2014029200
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SEGUNDA ARTE EM PRIMEIRO PLANO-VOLUME I.pdf11.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
SEGUNDA ARTE EM PRIMEIRO PLANO-VOLUME II.pdf11.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
BANNER.png5.76 MBimage/pngThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.