Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10550
Title: Oásis urbano: um novo cenário para o Canal do Baldo como parque linear
Other Titles: Urban oasis: a new scenario for Canal do Baldo as a linear park
Authors: Pinheiro, Nathália de Araújo
Keywords: Vitalidade urbana - Monografia;Parque linear - Monografia;Canal do Baldo - Natal/RN - Monografia;Antropização de corpos d’agua - Monografia
Issue Date: 3-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PINHEIRO, Nathália de Araújo. Oásis urbano: um novo cenário para o Canal do Baldo. 2018. 102 f. Monografia - (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Ao longo do processo de urbanização o Baldo sofreu diversas transformações – por ser um elemento que, aos olhos dos planejadores, impedia o progresso e a salubridade – hoje encontrando-se totalmente retificado e em alguns trechos, tamponado. Esse fenômeno de transformação dos corpos d’água em obstáculo à modernização e à qualidade de vida dos habitantes não é exclusividade nossa, em todo o mundo podem ser vistos córregos que passaram por processo deterioração e descaracterização devido à consolidação urbana. A lógica, muitas vezes empregada é a de ignorar as possíveis soluções para o problema. É o caso do canal do Baldo, onde o Parque Ney Aranha Marinho encontra-se atualmente em situação de abandono. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver estudos iniciais para uma proposta de parque linear em um trecho do canal do baldo, levando em consideração a estrutura e as dinâmicas dos usuários já existentes, bem como a relevância ambiental-paisagística do lugar. Para alcançá-lo, foram desenvolvidos objetivos específicos – a) discutir a situação atual de corpos d’água e seus entornos antropizados ao longo de processos de urbanização e a importância das novas tendências relacionadas às possibilidades de utilização desses elementos no planejamento integrado; b) entender as demandas dos usuários do local e suas relações com o espaço público a fim de incorporá-las ao projeto; c) inserir estratégias que possam agregar o conceito de vitalidade urbana e funções de conservação e preservação dos componentes ambientais ao projeto – a serem realizados por meio de uma metodologia composta por pesquisa na literatura motivada pela obra de Maria Cecília Barbieri Górski (2008) acerca dos temas relevantes, instrumentos da morfologia urbana, análise da paisagem, análise qualitativa do espaço, entrevistas com usuários e exercício projetual.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10550
Other Identifiers: 2012910521
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oasisurbano_Pinheiro_2018.pdfTrabalho Final de Graduação6.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Oasisurbano_Pinheiro_2018.pdfCaderno de pranchas - prancha 172.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Oasisurbano_Pinheiro_2018.pdfCaderno de pranchas - prancha 2104.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Oasisurbano_Pinheiro_2018.pdfCaderno de pranchas - prancha 385.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.