Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10523
Title: Violência doméstica: uma análise sociojurídica da violência contra a mulher no Brasil - Estudo da violência de gênero no município de Currais Novos/ RN entre Janeiro e Julho de 2019
Authors: Chaves, Milena Regina Baracho
Keywords: Violência doméstica;Lei Maria da Penha;Feminicídio;Gênero;Feminismo
Issue Date: 29-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CHAVES, Milena Regina Baracho. Violência doméstica: uma análise sociojurídica da violência contra a mulher no Brasil - Estudo da violência de gênero no município de Currais Novos/ RN entre Janeiro e Julho de 2019. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2019.
Portuguese Abstract: A violência doméstica/ de gênero/ familiar foi cunhada na sociedade e se estabeleceu a partir de conceitos que delimitavam papeis sociais entre homens e mulheres. Este modelo se engendrou no contexto familiar e público de modo que influenciou gerações a persistirem na luta entre os gêneros, favorecendo uma queda de braço que se baseava na força física e na violência, aspecto que desfavorecia as mulheres; ao homem era concedido o lugar de chefe da família – o forte a quem era demandado as decisões familiares. Por causa disso, a mulher foi subjugada a um lugar de fragilidade, de marginalização, o que não proporcionava as mesmas condições de crescimento social, profissional, educacional e financeiro. A partir deste contexto se estabeleceu a violência doméstica, que por muito tempo silenciou mulheres que passavam por maus tratos, por humilhações e situações que atingia suas dignidades. Estas mulheres normalmente não falavam sobre o assunto por medo ou por terem sido ensinadas a serem o segundo sexo; a cultura machista asseverava que deveriam obedecer aos pais, aos maridos. Diante disso, a violência doméstica foi se perpetuando pelo tempo. Nos dias de hoje é considerada crime e possui legislação própria para tratar dos casos. O ambiente é bastante complexo, porém o Brasil tem dado passos na busca do enfrentamento dessa mazela social. Este trabalho objetiva dialogar sobre essa problemática, trazendo concepções teóricas e dados/casos reais, no intuito de provocar a discussão sobre a violência contra a mulher na sociedade brasileira.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10523
Other Identifiers: 20160121503
Appears in Collections:CERES - Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ViolênciaDoméstica_Chaves_2019372.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons