Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10517
Title: Análise do Escorregamento de uma Transmissão Continuamente Variável em Bancada de Teste
Other Titles: Slippage Analysis of a Continuously Variable Transmission on Test Bench
Authors: Ferreira, João Victor Mendes
Keywords: Transmissão Continuamente Variável;Continuously Variable Transmission;Baja SAE;Escorregamento;Belt Slip
Issue Date: 28-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERREIRA, João Victor Mendes. Análise do Escorregamento de uma Transmissão Continuamente Variável em Bancada de Teste. 2020. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
Portuguese Abstract: Este trabalho consiste na medição e análise do escorregamento da correia tipo V de borracha da transmissão continuamente variável Gaged GX9 aplicada a um protótipo off-road do tipo baja através de uma bancada de testes. As velocidades de rotação do motor e do eixo final, o deslocamento axial da polia movida e a pressão na linha de freio foram definidas como variáveis de entrada. A relação real e geométrica e o escorregamento foram definidos como variáveis de saída. Os dados foram obtidos por um sensor Hall, um potenciômetro rotativo, um sensor de rotação do motor, um manômetro e um sistema de aquisição de dados AiM EVO4. O escorregamento foi analisado em toda a faixa de relação de transmissão do câmbio, onde confirmou-se que relações de transmissão maiores acarretam em maior escorregamento. Também, foi analisada a influência da distância entre eixo na perda de velocidade do sistema, verificando que distâncias maiores amplificam o efeito.
Abstract: This work consists of the slippage measurement and analysis of the Gaged GX9 CVT rubber V-Belt in a test bench applied to a baja type off-road prototype. Engine speed and final shaft speed, axial displacement of the driven pulley and brake line pressure were defined as input variables. The real and geometrical ratio and belt slip were defined as output variables. Data were obtained by a Hall sensor, a rotary potentiometer, an engine speed sensor, a pressure gauge and an AiM EVO4 data acquisition system. Slipping was analyzed over the entire transmission ratio range, where it was confirmed that higher transmission ratios lead to greater slip. Also, the influence of the wheelbase on the speed loss was analyzed, verifying that larger distances amplify the effect.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10517
Other Identifiers: 20170009329
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnalisedoEscorregamento_Ferreira_2020.pdf10.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons