Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10478
Title: Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT)
Authors: Costa, Pâmella Regina Fernandes da
Keywords: Palavras-chave: ERT. Fraturas. Carste. Formação Jandaira. Bacia Potiguar.;Keywords: ERT. Karst. Potiguar Basin. Jandaíra Formation.
Issue Date: 18-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Pâmella Regina Fernandes. Imageamento de fraturas e feições cársticas no Lajedo do Arapuá/Bacia Potiguar, aplicando o Método de Eletrorresistividade (ERT). 2020. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Geofísica) - Departamento de geofísica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal,2020.
Portuguese Abstract: O objetivo deste trabalho é realizar o imageamento de fraturas e feições cársticas encontradas na zona epicárstica de rochas carbonáticas que afloram numa porção do Lajedo do Arapuá, Formação Jandaíra, Bacia Potiguar, em alta resolução, usando a técnica Eletrical Resistivity Tomography (ERT). Neste trabalho foram adquiridas seções com os arranjos Dipolo-dipolo e Schlumberger e os dados processados nos softwares ZondRes2D e EarthImager2D. Deste modo, foram interpretadas fraturas abertas (carstificadas ou não), fraturas fechadas e planos de acamamento (carstificados ou não). Foram comparados o desempenho dos softwares, a sensibilidade dos arranjos e avaliado o impacto do processamento para ressaltar as anomalias verticais e horizontais. O processamento em ambos os softwares se mostrou adequado para representar as anomalias correspondentes às feições geológicas de interesse. Entretanto, o software EarthImager2D mostrou-se mais adequado para individualizar as feições verticalizadas, enquanto o arranjo Dipolo-dipolo apresentou maior sensibilidade para discretizar as anomalias de alta resistividade.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10478
Other Identifiers: 20150130311
Appears in Collections:Geofísica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BACIAPOTIGUAR(ERT)_COSTA_2020.pdfIMAGEAMENTO DE FRATURAS E FEIÇÕES CÁRSTICAS NO LAJEDO DO ARAPUÁ/BACIA POTIGUAR, APLICANDO O MÉTODO DE ELETRORRESISTIVIDADE (ERT)5.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons