Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10447
Title: Coordenação Pedagógica e as relações com a educação inclusiva: implicações da formação docente para o atendimento ao aluno com síndrome de Down
Authors: Lobato, Maria Louize de Almeida
Keywords: Coordenação pedagógica;Síndrome de Down;Educação Inclusiva
Issue Date: 11-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LOBATO, Maria Louize de Almeida. Coordenação Pedagógica e as relações com a educação inclusiva: implicações da formação docente para o atendimento ao aluno com síndrome de Down. 2019. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Este artigo foi decorrente de um estudo de caso, e teve por objetivo analisar a relação da coordenação pedagógica junto ao professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), enfatizando o atendimento do aluno com Síndrome de Down. Buscou avaliar o papel do pedagogo, enquanto coordenador, para a realização dessa tarefa na prática. Os objetivos determinam tratar de um estudo exploratório com abordagem na pesquisa qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram realizados entrevistas com o coordenador pedagógico e o professor da SRM e também a observação do atendimento de um aluno com SD. Como técnica de análise de dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. O estudo revela, como principais achados, que o coordenador por assumir diversas funções, perde o foco em suas reais atribuições. Como resultados, constatou-se que diante das diversas demandas que chegam ao coordenador durante sua jornada de trabalho, há um distanciamento dos assuntos voltados para as pessoas com deficiência, mesmo reconhecendo a importância deste profissional nos documentos legais, mundiais como a Declaração dos Diretos Humanos aos marcos nacionais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, assim como reflete diversos autores citados no presente trabalho, como SILVA (1996, 2011), MARTINS (2008), MAGALHÃES (2011), entre outros. Portanto, destaca-se que parece ser fundamental pensar o real papel do coordenador pedagógico nas instituições de ensino com foco em uma formação (inicial e continuada) voltada para atender aos alunos com demandas diferenciadas por serem especiais.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10447
Other Identifiers: 2016063408
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CoordenacaoPedagogicaRelacoesEducacaoInclusiva_Lobato_2019.pdf667.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.