Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10446
Title: Reflexões sobre o brincar e sua importância para a educação iInfantil: uma análise a partir dos documentos oficiais do Ministério da Educação
Authors: Cordeiro, Bruna Pelonha
Keywords: Criança;Educação Infantil;Brincar;Documentos Oficiais
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CORDEIRO, Bruna Pelonha. Reflexões sobre o brincar e sua importância para a Educação Infantil: uma análise a partir dos Documentos Oficiais do Ministério da Educação. 2019. 24 f. TCC (Graduação) – Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O presente trabalho surge de uma situação vivenciada durante a disciplina Estágio Supervisionado de Formação de Professores I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na ocasião um aluno com necessidade especial – sem diagnóstico fechado na época– participou efetivamente pela primeira vez da aula, quando um jogo foi proposto pelas professoras. Partindo dessa situação surgiu o questionamento sobre o brincar como uma importante ferramenta de aprendizagem. Originando-se dessa questão, este artigo tem como objetivo analisar como o brincar é abordado em Documentos Oficiais sobre a Educação Infantil publicados pelo Ministério da Educação (MEC). Objetiva ainda refletir sobre como esses documentos orientam as práticas pedagógicas no contexto das instituições de Educação Infantil, buscando compreender as referências do brincar, entendendo esses elementos como essenciais para o desenvolvimento da autonomia e da criatividade das crianças. Através de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, o presente artigo fará um breve panorama histórico sobre a Infância e a Educação Infantil a fim de compreender como estas foram vistas no passado e sobre como são vistas hoje, buscando assim entender como a brincadeira é abordada nos Documentos Oficiais atualmente. Os dados dessa pesquisa indicam a força temática do brincar e das brincadeiras nos documentos, embora sejam abordados de diferentes modos, revelando assim, várias maneiras de entender e propor o brincar. Todos esses documentos, sugerem que paulatinamente questões relacionadas ao brincar e as brincadeiras vão ganhando visibilidade e importância nas políticas públicas de Educação Infantil, ainda que exista um longo caminho para que tudo que está no papel realmente seja aplicado em todas as Instituições de Educação Infantil e que todos os direitos das crianças sejam realmente respeitados e cumpridos.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10446
Other Identifiers: 20150112476
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Reflexõessobreobrincar_Cordeiro_2019.pdfArtigodeconcusãodecurso_Cordeiro_2019217.08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons