Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10432
Title: As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim
Authors: Marinho, Márcia Maria Fonseca
Keywords: Alfabetização;Concepção de professora
Issue Date: 26-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MARINHO, Márcia Maria Fonseca. As contribuições do PNAIC no processo de alfabetização de crianças: concepções de professoras de uma escola pública de Parnamirim. 2019. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A presente monografia tem como objeto de estudo as concepções de professoras de uma escola municipal de Parnamirim sobre as contribuições dadas pela formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para as suas práticas de alfabetização. Fizemos uma pesquisa exploratória, com dimensão bibliográfica e de pesquisa de campo e utilizamos como procedimentos de construção de dados entrevistas, questionário e análise dos documentos fornecidos nas formações do PNAIC. Investigamos, mais especificamente, as concepções de professoras que participaram do PNAIC quanto aos conceitos de alfabetização e letramento e analisamos se essas concepções estão coerentes com o que foi ensinado nos processos formativos do programa, na intenção de observar se as concepções preconizadas pelos processos formativos orientam as práticas em sala de aula. O referencial teórico usado para analisar as falas das professoras se fundamenta nos estudos de Ana Teberosky, Emília Ferreiro, Telma Ferraz e outros estudiosos da área que tiveram contribuição nos conceitos de alfabetização e letramento utilizados pelas formações do PNAIC. As análises feitas revelam que as professoras investigadas apresentam concepções de alfabetização próximas as concepções apresentadas pelo programa de formação, contudo, algumas práticas tradicionais de alfabetização despontam no cotidiano da sala de aula de forma ressignificada.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10432
Other Identifiers: 2015050085
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuicoesProcessoAlfabetizacaoParnamirim_Marinho_2019.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.