Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10390
Title: “Projetada para fora e com raízes para dentro”: a identidade norte-rio-grandense representada no filme For All - O Trampolim para a Vitória
Authors: Costa, Fernanda Carla da Silva
Keywords: Identidade norte-rio-grandense – Representação – identidade potiguar.;Filme For All – O Trampolim da Vitória.;Cidade de Natal – Segunda Guerra Mundial.
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Fernanda Carla da Silva Costa. "Projetada para fora e com raízes para dentro": a identidade norte-rio-grandense representada no filme For All - O trampolim para a vitória. 2018. 41f. Trabalho de conclusão de curso (monografia). Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O Rio Grande do Norte em sua história, tem participação direta durante a Segunda Guerra Mundial, tendo na sua capital, a cidade de Natal, entre os anos de 1942 a 1946, uma base com formação brasileira e norte-americana, que fez com que, o contingente de guerra que cruzava entre as Américas, África e Europa, passassem pela cidade. Muitas mudanças foram percebidas nessa interação com o outro, principalmente, devido a grande quantidade de norte-americanos que passam a conviver com a população, essas mudanças são percebidas seja na linguagem, na forma de se vestir ou de um tipo diferente de alimentação, com esse momento importante, no exercício de alteridade da identidade norte-rio-grandense. Usando as imagens fílmicas como fonte histórica, temos por problema de pesquisa: como o filme For All - O Trampolim da Vitória representa essa interação entre os locais e os estrangeiros? Tendo o presente trabalho, o objetivo de buscar compreender a representação dos norte-rio-grandenses nessa relação com o outro. A metodologia parte da revisão bibliográfica de conteúdos e conceitos, assim como, a análise fílmica de Jullier e Marie (2009) que serve de ferramenta para estudo dos 4 (quatro) quadros escolhidos dentro das cenas que compõem o filme. Podemos considerar por fim, que os aspectos dos acontecimentos da guerra, que se encontram presentes no filme, quanto ao norte-rio-grandense, são em muito, carregados pelos estereótipos e por uma visão que vem glorificar o seu papel durante esse período, mesmo que seja no sentido da ajuda prestada no acolhimento do cotidiano, além de ressaltar como absolvem tudo aquilo que vem da cultura do outro.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10390
Other Identifiers: 20170083175
Appears in Collections:História (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Fernanda Costa 2018.2.pdf956.69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.