Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10375
Title: Mudanças proporcionadas pelo programa de residencia multiprofissional em atenção básica na vida das currais-novenses: Relato de experiencia
Authors: Ribeiro, Darlan Mattson Nunes
Keywords: Educação Física.;Atenção Básica de Saúde;Equipe Multiprofissional;Mulheres;Atividade Física
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RIBEIRO, Darlan Mattson Nunes. Mudanças proporcionadas pelo programa de residencia multiprofissional em atenção básica na vida das currais-novenses: Relato de experiencia. 2019. 23 f. Monografia (Especialização) - Curso de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Universidade Federal Rio Grande Norte, Currais Novos, 2019.
Portuguese Abstract: Introdução: A saúde é o elemento central para o desenvolvimento humano, social e econômico, configurando-se como uma importante dimensão da qualidade de vida. Nesse sentido, é importante que a promoção da saúde no Brasil possa pensar em políticas públicas saudáveis voltadas para a diminuição das injustiças sociais. Em relação à ampliação do conceito de saúde e valorização da abordagem epidemiológica, foram eleitas áreas temáticas prioritárias para a implementação da PNPS. Entre elas, destaca-se a indução de atividade física -práticas corporais. Existe uma dificuldade de visualizar com mais clareza as mudanças corporais, sociais e psicológicas que ocorrem nos usuários que participam de grupos de atividade física. Objetivo: Demonstrar a experiência da residência na participação do grupo de atividades físicas para mulheres e quais as mudanças que o programa de residência trouxe para a vida das currais-novenses através de um documentário. Materiais e Métodos: Trata-se de um relato de experiência da vivência da residência da equipe multiprofissional em saúde no serviço de atenção básica no município de Currais Novos. Resultados e Discussão: Percebe-se que, as mulheres tinham o mesmo foco ao buscarem o grupo de atividade física. Cada uma sentiu mudanças distintas em suas vidas: social, biológico, psicológico. Evidencia-se o quão abrangente pode ser o impacto da residência aos usuários, tomando por base que puderam analisar avanços tão amplos e de benefícios importantes em suas vidas. Para o residente, é de vital importância o retorno dos usuários em relação às atividades, bem como o conhecimento por eles adquiridos com a troca de saberes no território da atenção básica. Conclusão: A residência multiprofissional permitiu que o usuário anteriormente sem possibilidades de atividades necessárias ao bem estar, identificassem suas limitações e através do projeto realizassem mudanças físicas, psicológicas e sociais na sua condição de vida diária.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10375
Other Identifiers: 20184001126
Appears in Collections:Residência Multiprofissional em Atenção Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MudançasProporcionadasPeloProgramadeResidencia_Ribeiro_2019..pdf412.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons