Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10331
Title: Análise dos impactos econômicos e financeiros na implantação de um processo automatizado: um estudo de caso em uma Fábrica de Kombucha
Authors: Cavalcante, Letícia Souza
Keywords: Análise de investimento. Automatização. Valor presente líquido. Taxa interna de retorno. Payback.
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAVALCANTE, Letícia Souza. Análise dos impactos econômicos e financeiros na implantação de um processo automatizado: um estudo de caso em uma Fábrica de Kombucha. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Ciências contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O objetivo geral desse trabalho é analisar os impactos econômicos e financeiros com a implantação de um processo automatizado no setor de produção em uma fábrica de kombucha. Para realização do estudo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem do problema quantitativa, levantando os custos do atual processo manual de produção da empresa e do investimento de automatização a ser realizado, chegando aos resultados da análise de investimento, sendo assim realizada através de um estudo de caso na empresa Life Kombucha. Para a análise de dados tomou-se como base o curso Com Ciência Saúde, esse oferecido para empresas com o intuito de automatizar a produção de kombucha. Através do curso, e com a indicação do fornecedor mais confiável e com o melhor custo de máquina, foi realizado os procedimentos necessários para o estudo de viabilidade. A partir de uma visita no local de produção, reuniu os resultados da produção observados em documentos disponibilizados pela empresa, como folha de pagamento, relatório dos lotes de produção que mostra as quantidades produzidas, esses necessários para levantar o custo do processo manual comparando com os resultados que a automatização irá oferecer. Dessa forma, para a avaliação da viabilidade do projeto para a entidade foram utilizados métodos de análise de investimentos, esses foram avaliados em um período de 5 anos, definindo como Taxa Mínima de Atratividade 40% de acordo com o retorno interno estimado pelas partes da empresa, resultando nos seguintes valores: valor presente líquido é de R$ 354.677,42, a taxa interna de retorno é de 261% a.a. e o payback apresentou um tempo de recuperação de 1,80 anos. Portanto, conclui-se que o projeto de investimento é economicamente viável para empresa, demonstrando uma ótima rentabilidade.
Abstract: The overall objective of this paper is to analyze the economic and financial impacts of implementing an automated process in the production sector in a kombucha factory. To carry out the study, a descriptive research was conducted, addressing the quantitative problem, raising the costs of the current manual production process of the company and the automation investment to be made, reaching the results of the investment analysis, thus being performed through a case study using also a bibliographic research. For data analysis was based on the course With Science, which is offered to companies to automate the production of kombucha. Through the course, and with the indication of the most reliable supplier and the best machine cost, the necessary procedures for the feasibility study were performed. From a visit to the production site, it gathered the observed production results with the company-provided documents needed to raise the cost of the manual process against the results that automation will deliver. Thus, to evaluate the project's viability for the entity, some investment analysis methods were used, which were evaluated over a 5-year period, defining as a Minimum Attractiveness Rate 40% according to the internal return estimated by the parties. resulting in the following values: net present value is R $ 354,677.42, the internal rate of return is 261% pa and the payback had a recovery time of 1.80 years. Therefore, it is concluded that the investment project is economically viable for the company, demonstrating a great profitability.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10331
Other Identifiers: 2015039506
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImpactosEconomicosFinanceiros_Cavalcante_2019ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS E FINANCEIROS NA IMPLANTAÇÃO DE UM PROCESSO AUTOMATIZADO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FÁBRICA DE KOMBUCHA794.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.