Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10322
Title: Análise econômico - financeira da Concessionária Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Rio Grande do Norte - CAERN
Authors: Silva, Heleno Ribeiro da
Keywords: Saneamento básico. Desempenho econômico-financeiro. Indicadores econômico-financeiros.;Sanitation. Economic and financial performance. Economic and financial indicators.
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Heleno Ribeiro da. Análise econômico - financeira da Concessionária Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Rio Grande do Norte - CAERN. 2019. 88f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O presente trabalho teve como objetivo descrever a utilização de indicadores de análise de balanços no processo de análise do desempenho econômico-financeiro da Companhia de Saneamento do Rio Grande do Norte (CAERN). Para alcançar o objetivo foram coletados os dados dos demonstrativos contábeis da companhia publicados no Diário Oficial do Rio Grande do Norte como, também, os que se encontram disponíveis no sítio eletrônico da CAERN. Os dados foram apresentados em tabelas processadas utilizando-se a planilha eletrônica Microsoft Office Excel 2003. Conforme os resultados obtidos no decorrer da pesquisa, os indicadores demonstram que os investimentos a curto de 2013 a 2017, mostrou resultados positivos, já no exercício de 2015, verificou-se redução de 23,01%. Isso se justifica pelo acumulado das obrigações a curto prazo, que foi de 28,49%, desse modo, esse crescimento ocorreu principalmente pela aquisição de empréstimos e financiamentos e das obrigações com contribuições sociais, além dos encargos financeiros sobre empréstimo, que além dessas, outras despesas também impactaram negativamente nos indicadores da empresa. Portanto, constatou- se um baixo investimento em bens e imobilizado da companhia, já que esses ativos estão relacionados diretamente com as atividades principal da companhia. Conclui-se, portanto, que a companhia necessita melhorar sua política de investimentos, principalmente, em ativos permanentes, para garantir dessa maneira melhor qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à população, como precisa melhorar a política de cobrança da companhia, já que de acordo com os dados analisados, constatou-se o alto índice de inadimplência com os títulos do contas a receber a mais de 181 dias, afetando dessa forma o caixa da empresa. Tendo em vista, a importância das empresas prestadoras de serviço da área de Saneamento Básico e Esgotamento Sanitário do país, o presente trabalho tem como objetivo o estudo e a relevância das informações das demonstrações contábeis, e dados gerados pela análise dos índices econômicos, tendo como enfoque o Balanço Patrimonial, e as Demonstrações do Resultado do Exercício. Levando em consideração a importância dos indicadores econômico-financeiros da Concessionárias de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Rio Grande do Norte – CAERN, no período pré-definido entre 2013 a 2017. Certamente, a perdas no contas a receber, tem contribuído para falta de investimento, principalmente em ativos permanentes da companhia.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10322
Other Identifiers: 2012914718
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseEconomicoFinanceira_Silva_2019Monografia2.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons