Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10303
Título: Um caminho para Mãe Luiza: potencializando relações afetivas com o espaço urbano
Autor(es): Araújo, Caroline Macedo Alves da Silva
Palavras-chave: Cidade;Lugar;Mãe Luiza;Mapa;Design Anthropology;Caminhar;Fotografia;Intervenção;Amabilidade
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Caroline Macedo Alves da Silva. Um caminho para Mãe Luiza : potencializando relações afetivas com o espaço urbano. 2019. 77 f. TCC (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Bacharelado em Design, Natal, 2019.
Resumo: Este projeto apresenta a cidade, o lugar, o espaço e as formas de perceber os mesmos. O caminhar como meio para a apropriação da urbe. Unindo design anthropology e fotografia como maneira de entender o bairro de Mãe Luiza, identificar as relações dos moradores com o espaço urbano e quais ações poderiam ser realizadas para potencializar as afetividades existentes. Estudou-se ainda vanguardas artísticas que usaram o caminhar como forma de protesto, ferramentas como os mapas afetivos e a fotografia na cidade. O percurso metodológico utilizado possui três fases - exploratória, generativa e avaliativa -, baseado em Martin & Hannington (2012). É proposto uma intervenção temporária composta pela confecção de um mapa do bairro, a pintura desse mapa em uma parede localizada em um ponto movimentado e ainda a distribuição de fotografias para os moradores. Por fim, fica uma discussão sobre os limites do papel do designer e também de como difundir os conhecimentos apreendidos na Universidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10303
Outros identificadores: 20150111254
Aparece nas coleções:Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um Caminho para Mãe Luiza_potencializando relações afetivas com o espaço urbano_TCC-de-Caroline Macedo.pdfTrabalho de Conclusão de Curso de Caroline Macedo.16.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons