Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10226
Title: Análise comparativa dos Indicadores de Governança e Gestão de pessoas das Universidades Federais brasileiras no período de 2017 a 2018
Authors: Rodrigues, Gabriel Ismael
Keywords: Governança pública;Avaliação dos indicadores
Issue Date: 28-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RODRIGUES, Gabriel Ismael. Análise comparativa dos Indicadores de Governança e Gestão de pessoas das Universidades Federais brasileiras no período de 2017 a 2018. 2019. 42f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A abordagem do tema governança como um assunto essencial para o desenvolvimento e continuidade de uma entidade é bastante recente, também é um conceito bastante amplo, sendo definido por vários autores de forma diferente, porém, as definições englobam os aspectos da gestão, transparência, prestação de contas (accountability), ética e integridade. Dado esse crescimento na importância do termo, deve-se avaliar o grau com que cada entidade se esforça por cumprir os princípios da governança e sua implementação nas políticas e estrutura da entidade. O objetivo deste estudo foi analisar os índices retirados do questionário do TCU referentes à medição da governança e gestão de pessoas das Universidades Federais, que podem e devem ser utilizados como um instrumento de autoavaliação para a gestão das universidades, de planejamento para o Estado e também uma como forma controle social para os cidadãos. O tipo de pesquisa realizada foi bibliográfica, documental e exploratória. Partindo de uma análise da população amostral selecionada através da classificação Indicador de gestão de pessoas IGovPessoas dentro das Universidades Federais Brasileiras, baseando-se nelas para espelhar a situação atual das Universidades frente ao tema governança e gestão de pessoas.O resultado encontrado nos dados extraídos demonstra a fragilidade das políticas e das gestões voltadas para a área de governança de Pessoas, revelando uma situação preocupante quanto a qualidade da governança presente na gestão das universidades federais.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10226
Other Identifiers: 20160149101
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseComparativaIndicadores_Rodrigues_2019.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons