Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10136
Title: Concepção de solução e engenharia de produto: Estudo de caso de vazamento em bomba de condensação
Authors: Carvalho, Allan Vieira Lourenço de
Keywords: Climatização;Concepção;Bomba;Vedação;Projeto
Issue Date: 2-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Allan Vieira Lourenço de. Concepção de solução e engenharia de produto: estudo de caso de vazamento em bomba de condensação. 2019. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A busca por comodidade e qualidade de vida, têm impulsionado o impeto por desvendar à natureza e suas leis, bem como o desenvolvimento de novos mecanismos e equipamentos. Constatamos assim, que a evolução da vida humana passa por diversos aspectos e novas tecnologias empregadas na sua sobrevivência. Em cima desse ponto, temos a climatização com o advento da tecnologia de refrigeração como um fator determinante no desenvolvimento da vida, seja nos aspectos sociais ou econômicos. Baseado no desenvolvimento dessa tecnologia, nos deparamos com situações que exigem diversas novas soluções e sistemas de cada vez maior complexidade. No entanto, para que possamos realizar uma abordagem mais simplificada se optou por um conjunto de métodos atribuídos à fase de concepção de solução (etapa de projeto abordada pela engenharia de produto), que antecedem o anteprojeto, mas que nos levará à soluções mais práticas e condizentes com as possiveis tomadas de decisão, assim como proporcionará uma parcela menor de tempo no planejamento e execução de projeto. Sendo assim, com a elaboração da lista de requisitos, estrutura de função, quadro de busca em princípio de solução e lista de avaliação para seleção de princípios de funcionamento, pôde-se solucionar um problema característico de vazamento na seção de eixo passante em bombas centrífugas constituintes de um sistema de refrigeração de grande porte, atingindo diversos equipamentos de forma sistemática em um período curto de tempo, não previsto pela documentação vigente ( PMOC). E foi com auxílio das ferramentas descritas, que se conseguiu chegar à solução por emprego de um novo princípio de funcionamento de vedação. Sendo este, de utilização de selo mecânico com sede de aço inox, multi-molas e anel vedante rotante feito em PTFE, além do emprego de uma bucha de aço inoxidável para a seção do eixo danificada.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10136
Other Identifiers: 20160153104
Appears in Collections:Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConcepçãodeSoluçãoeEngenhariadeProduto_Carvalho_2019.pdfConcepçãodeSoluçãoeEngenhariadeProduto_Carvalho_20196.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons