Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10131
Title: As influências de doenças sistêmicas na osseointegração de implantes dentários
Authors: Silva, Winnie Lourdes Rayne Xavier da
Keywords: Osseointegracao;Implantes dentários;Fisiopatologia;Diabetes;Osteoporose;HIV -Aids
Issue Date: 20-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Winnie Lourdes Rayne Xavier da. A influência de doenças sistêmicas na osseointegração de implantes dentários. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) – Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Introdução: A utilização de implantes dentários, na contemporaneidade, configura-se como uma terapia altamente eficaz e difundida mundialmente, com vistas a substituição de elementos dentários. Proporcionando ao paciente a recuperação das funções do sistema estomatognático, além da estética. Nesse sentido, a osseointegração é um processo que permite a fixação estável e sem dor do implante dentário através da formação de novo osso, sendo muitos os fatores que interferem nesse processo, dentre eles se destacam a técnica cirúrgica empregada, o tipo de implante utilizado e as condições sistêmicas inerentes ao paciente. Objetivo: Investigar quais os fatores /doenças sistêmicas interferem nesse processo de osseointegração envolvendo implantes dentários. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa sobre o tema, com buscas de artigos científicos, tese/dissertações, nos idiomas português, inglês e espanhol nas bases eletrônicas de dados: Science Direct, Medline, Scielo, Lilacs e Pubmed tendo sidos incluídos artigos com abordagem em relação a influência das doenças sistêmicas no processo de osseointegração. Após as análises preliminares foram selecionados vinte e cinco artigos, que compuseram o estudo. Resultados: Observou-se que apesar das doenças interferirem no processo de cicatrização e neoformação óssea, não são contra-indicação absoluta para instalação de implantes, desde que os pacientes estejam plenamente compensados. Conclusões: Dessa maneira, doenças sistêmicas como Osteoporose, Diabetes Mellitus, HIV/AIDS, não se configuram por si só razão como contraindicação para a realização de terapia odontológica através de implantes, desde que o paciente esteja compensado por tratamento especifíco.
Abstract: Introdução: A utilização de implantes dentários, na contemporaneidade, configura-se como uma terapia altamente eficaz e difundida mundialmente, com vistas a substituição de elementos dentários. Proporcionando ao paciente a recuperação das funções do sistema estomatognático, além da estética. Nesse sentido, a osseointegração é um processo que permite a fixação estável e sem dor do implante dentário através da formação de novo osso, sendo muitos os fatores que interferem nesse processo, dentre eles se destacam a técnica cirúrgica empregada, o tipo de implante utilizado e as condições sistêmicas inerentes ao paciente. Objetivo: Investigar quais os fatores /doenças sistêmicas interferem nesse processo de osseointegração envolvendo implantes dentários. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa sobre o tema, com buscas de artigos científicos, tese/dissertações, nos idiomas português, inglês e espanhol nas bases eletrônicas de dados: Science Direct, Medline, Scielo, Lilacs e Pubmed tendo sidos incluídos artigos com abordagem em relação a influência das doenças sistêmicas no processo de osseointegração. Após as análises preliminares foram selecionados vinte e cinco artigos, que compuseram o estudo. Resultados: Observou-se que apesar das doenças interferirem no processo de cicatrização e neoformação óssea, não são contra-indicação absoluta para instalação de implantes, desde que os pacientes estejam plenamente compensados. Conclusões: Dessa maneira, doenças sistêmicas como Osteoporose, Diabetes Mellitus, HIV/AIDS, não se configuram por si só razão como contraindicação para a realização de terapia odontológica através de implantes, desde que o paciente esteja compensado por tratamento especifíco.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10131
Other Identifiers: 20150119950
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc%20winnie%20(winnie%20silva)%20corrigido%20biblioteca.docx65 kBMicrosoft Word XMLView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons