Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10117
Title: Compartimentação geoecológica do médio curso da bacia hidrográfica do Rio Potengi-RN: subsídios para o planejamento ambiental
Authors: Miranda, Marcellus Silva Arruda
Keywords: Paisagem;Unidades Geoecológicas;Planejamento
Issue Date: 2-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MIRANDA, Marcellus Silva Arruda. Compartimentação geoecológica do médio curso da bacia hidrográfica do Rio Potengi-RN: subsídios para o planejamento ambiental. 2019. 124 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Geografia.
Portuguese Abstract: A necessidade de estudos integrados do meio que visem a compreensão da dinâmica existente entre a sociedade e natureza, tem se tornado mais frequente. A adoção das bacias hidrográficas como célula básica de análise permite aos analistas compreender de que forma o ambiente natural se encontra, frente as ações antrópicas. Sobre essas unidades podem ser aplicadas inúmeras metodologias de análises, assim como determinados elementos podem ser escolhidos para o estudo. No contexto das metodologias existentes, surge a Geoecologia das Paisagens, como instrumento capaz de formular diagnósticos das paisagens existentes em determinada área. Através da elaboração do diagnóstico, a Geoecologia permite o delineamento de ações corretivas e preventivas que garantem o desenvolvimento sustentável da área, existindo, dessa forma, uma estreita ligação entre o ato de diagnosticar e planejar áreas ambientalmente. Neste estudo, o médio curso da bacia hidrográfica do rio Potengi (RN) foi analisado mediante os procedimentos da Geoecologia das Paisagens. O objetivo central deste estudo foi o delineamento e análise das unidades geoecológicas do médio curso. Todas as análises e levantamentos foram realizados na escala regional de 1:250.000, devido à significativa extensão territorial da área de estudo. Os dados levantados compreendem os fatores de formação da paisagem natural e antrópica para 10 municípios inseridos no médio curso. Através das análises, chegou-se à formulação de 4 unidades geoecológicas e 5 subunidades. São elas: 1 – Planícies Fluviais (do rio Potengi, rio Camaragibe e do rio Jundiaí); 2 – Tabuleiros do Potengi; 3 – Superfícies de aplainamento (de Riachuelo e Elói de Souza); 4 – Planalto do Potengi. Sobre as unidades delimitadas, procurou-se analisar o uso do solo estabelecido pelas sociedades, as consequências ambientais e as potencialidades e limitações naturais de cada unidade. A partir dos resultados obtidos nos processos de análise das unidades Geoecológicas, novos caminhos poderão ser traçados para o desenvolvimento sustentável da área, através do engajamento do poder público e das comunidades locais.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10117
Other Identifiers: 20160119087
Appears in Collections:Geografia (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
compartimentação_Miranda_2019.pdf19.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons