Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10111
Title: "Quem tem boca vai à África": o debate na produção de conhecimento do Serviço Social sobre a problemática étnico-racial no Brasil
Authors: Souza, Gleyce Karenina França Queiroz de
Keywords: Questão étnico-racial;Serviço social;Produção de conhecimento;Projeto ético-político
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Gleyce Karenina França Queiroz de. "Quem tem boca vai à África": o debate na produção de conhecimento do Serviço Social sobre a problemática étnico-racial no Brasil. 2019. 77f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social, Natal, RN, 2019.
Portuguese Abstract: A presente pesquisa condensa as proposições acerca da questão étnico-racial, sua colocação no desenvolvimento da sociedade e sua perspectiva como marco na questão social negra do Brasil, com o propósito de traçar o percurso teórico que culmina na construção do projeto profissional do Serviço Social a partir da produção de conhecimento nesta temática. A esse proposto, o objetivo geral busca analisar de que forma a categoria profissional tem pensado e trabalhado a questão étnico-racial na produção teórica de conhecimento, tendo como objetivos específicos identificar as principais áreas de atuação do Serviço Social que produzem material teórico sobre a temática racial, analisar as vertentes teóricas que sequenciam as produções acadêmicas, e articular as produções teóricas acerca da questão racial com a direção do projeto profissional a partir do movimento teórico-prático. Para tanto, sua metodologia estruturou-se através de uma pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo documental - materializado na revista Serviço Social & Sociedade, de maior conceito e referência para a categoria, e no material produzido pelo CFESS, a partir dos anos 2010 a 2019, tendo como marco a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social -, caracterizada no processo qualitativo, tendo em vista suas necessidades particulares para a apreensão do conteúdo pesquisado e alcance dos objetivos. Dito isso, a reflexão acerca desse processo se configura num elementar cunho estrutural na construção econômico-social do Brasil, a qual fomenta uma conjunção de problemáticas sociais racializadas no processo produtivo, difundindo construções racializadas socialmente, culturalmente e economicamente. Assim, o Serviço Social, em seu compromisso com os projetos societários e seu projeto ético-político, atuando precisamente nas expressões da questão social, se estrutura na dinâmica racial em seu exercício profissional, bem como seu campo de pesquisa, demarcado nas demandas profissionais de cunho étnico-racial.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10111
Other Identifiers: 20160135160
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProducaoConhecimentoServicoSocial_Souza_2019621.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.