Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10105
Title: Serviço social na alta complexidade: as especificidades do trabalho de assistentes sociais nas unidades de transplante de natureza pública
Authors: Soares, Fernanda Ellen da Silva
Keywords: Serviço social;Política de saúde;Unidades de transplante de natureza pública
Issue Date: 11-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOARES, Fernanda Ellen da Silva. Serviço Social na alta complexidade: as especificidades do trabalho de assistentes sociais nas unidades de transplante de natureza pública. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: A inserção do Serviço Social nas Unidades de Transplante de natureza pública tornou-se a temática central deste trabalho, a partir da aproximação com essa realidade vivenciada através do Estágio Curricular Obrigatório, desenvolvido na Unidade de Transplante Renal – TX Renal do Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL. Nesse contexto, se observou a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a área, tendo em vista se tratar de um espaço de atuação rico de complexas experiências, porém com pouca elaboração teórica acerca da temática. Este estudo objetiva contribuir para a visibilidade da ação profissional do(a) Assistente Social em unidades de Transplante de natureza pública, tendo como objetivos específicos enunciar a inserção do Serviço Social nestes espaços sócio ocupacionais; destacar a importância da intervenção profissional no processo de transplante; problematizar limites, dificuldades e contribuições do trabalho desenvolvido pela categoria nestas unidades; identificar os instrumentos técnico-operativos utilizados por assistentes sociais na área e contextualizar as particularidades do fazer profissional da categoria nas unidades de transplantes. Realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e consulta bibliográfica, que contou com o acesso a monografias, artigos e relatos de experiência elaborados sobre a temática nos últimos cinco anos. Dentre os resultados alcançados, verificou-se que a atuação dos(as) assistentes sociais possibilita a identificação dos determinantes sociais que cooperam no processo de saúde doença, onde sua intervenção media a viabilização do acesso dos(as) usuários(as) aos seus direitos e benefícios quer sejam no âmbito social, de saúde ou previdenciário. Contudo, a categoria lida todos os dias com as limitações estabelecidas pela conjuntura em que se insere, bem como as condições estruturais e gerenciais do espaço em que atua.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10105
Other Identifiers: 20160125880
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ServicoSocialAltaComplexidade_Soares_2019782.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons