Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10064
Title: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): um estudo de caso com alunos estagiários de um curso de administração em uma instituição pública de nível superior
Authors: Nascimento, Fernanda Ferreira Lemos do
Keywords: Qualidade de vida no trabalho;Bem-estar;Estagiário
Issue Date: 28-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NASCIMENTO, Fernanda Ferreira Lemos do. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT): um estudo de caso com alunos estagiários de um curso de administração em uma instituição pública de nível superior. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Mudanças no mundo trabalho trouxeram novas formas de se pensar o trabalhador e fez emergir a busca pelo bem-estar, tornando a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) uma temática mais presente no mundo organizacional. Diante desse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos alunos estagiários de um curso de administração em uma instituição pública de nível superior com base no modelo de Walton. A pesquisa se caracteriza como uma pesquisa quantitativa, tendo sido aplicados um questionário estruturado com 63 alunos estagiários. Os resultados apontaram que critérios como o uso de desenvolvimento e capacidades teve uma baixa satisfação, mas que há critérios como a integração social e o constitucionalismo tem uma alta satisfação por partes dos estagiários participantes. Como um todo os estagiários estão satisfeitos em relação a QVT nas organizações em que fazem estágio, entretanto, ainda são necessárias ações por parte das organizações para qualificar os estagiários e, assim, desenvolver o bem-estar no trabalho.
Abstract: Changes in the world of work brought new ways of thinking about the worker and the search for well-being emerged, making Quality of Life at Work (QWL) a more present theme in the organizational world. Given this context, this research aims to analyze the Quality of Life at Work (QWL) of trainee students of a business course in a higher level public institution based on the Walton model. The research is characterized as a quantitative research, having been applied a structured questionnaire with 63 student interns. The results showed that criteria such as the use of development and skills had low satisfaction, but that there are criteria such as social integration and constitutionalism have a high satisfaction on the part of the participating trainees. As a whole, interns are satisfied with QWL in the organizations in which they are interns, however, actions are still needed by organizations to qualify interns and thus develop well-being at work.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10064
Other Identifiers: 20150106773
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QualidadeVidaTrabalho_Nascimento_2019.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons