Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10058
Title: Avaliação da capacidade de cirurgiões-dentistas em localizar caninos permanentes superiores impactados por meio da avaliação de radiografias panorâmicas
Authors: Curinga, Míria Rafaelli Souza
Keywords: Dente canino;Dente impactado;Radiografia panorâmica
Issue Date: 20-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CURINGA, Míria Rafaelli Souza. Avaliação da capacidade de cirurgiões-dentistas em localizar caninos permanentes superiores impactados por meio da avaliação de radiografias panorâmicas. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: Introdução: Estudos recentes têm sugerido que o diagnóstico do posicionamento vestibulolingual de caninos permanentes superiores impactados pode ser realizado avaliando-se apenas radiografias panorâmicas. Objetivos: Avaliar o grau de concordância de profissionais de diferentes especialidades odontológicas ao diagnosticar o posicionamento vestibulolingual de caninos permanentes superiores impactados em radiografias panorâmicas. Material e métodos: Nove radiografias panorâmicas de indivíduos com impacção dos caninos permanentes superiores foram selecionadas dos arquivos de documentação de dois cursos de Especialização em Ortodontia. As radiografias panorâmicas foram distribuídas aleatoriamente em um formulário eletrônico que foi aplicado a 10 cirurgiões bucomaxilofaciais, 10 imaginologistas e 10 ortodontistas. Os participantes do estudo analisaram a ampliação e a angulação dos caninos impactados para assinalar uma única resposta com a sua posição espacial: se por vestibular ou por palatino. A concordância entre o diagnóstico confirmado pela técnica de Clark e o diagnóstico realizado pelos profissionais foi avaliada utilizando-se o teste Kappa. Resultados: O tempo de formação dos participantes não influenciou a capacidade de diagnosticar o posicionamento dos caninos impactados. Os participantes das três especialidades odontológicas mostraram graus de concordância substancial e moderada, quando o diagnóstico foi realizado avaliando-se a ampliação e a angulação, respectivamente. Os graus de concordância dos participantes foram maiores quando os caninos se encontravam impactados por palatino e foram avaliados pela ampliação. Conclusão: A assertividade do método diagnóstico parece não ser influenciada pelo tempo de formação profissional nem pelo tipo de especialidade e se mostrou mais confiável quando os caninos estiveram impactados por palatino e foram avaliados pela ampliação.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10058
Other Identifiers: 20155136040
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçãodaCapacidade_Curinga_2019.pdf758.91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons