Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10043
Title: Segurança e saúde no trabalho em uma indústria de alimentos e suas obras estruturantes: um estudo de caso
Authors: Lima, Thiago Alexandre Pereira Peixoto de
Keywords: Segurança do trabalho;NRs
Issue Date: 29-Nov-2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Thiago Alexandre Pereira Peixoto de. Segurança e saúde no trabalho em uma indústria de alimentos e suas obras estruturantes: um estudo de caso. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Portuguese Abstract: O presente estudo de caso teve como objetivo avaliar as condições de segurança e saúde no trabalho em uma indústria de alimentos do segmento de produção de vinagres, temperos, pastas e molhos, além de monitorar obras de construções internas. Por meio de inspeções, análise de documentos e entrevistas com colaboradores foram identificados os riscos para análise da saúde e segurança do trabalho. Foram aplicados dois checklists para verificação de não conformidades sendo um para a indústria de alimentos com base nas Normas Regulamentadoras (NRs), e outro para as obras de construções da empresa focado na NR-18 (Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção). De acordo com o analisado, a indústria apresenta necessidade de revisão dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), acompanhamento do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), acompanhamento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), implantação de sinalização de segurança do trabalho em máquinas, adoção de medidas na área de ergonomia, implantação do Projeto de Segurança Contra Incêndio, revisão da segurança em instalações e serviços em eletricidade, regularização de caldeiras e vasos de pressão e implantação de normas de trabalho em altura. Já a partir do monitoramento das obras de construção, observou-se que o canteiro de obra atende a maioria dos tópicos exigidos pela NR-18.
Abstract: This project evaluate occupational health and safety conditions in a food industry that produces vinegars, seasonings and sauces, as well as to monitor construction site for safety verification. Through inspections, document analysis and interviews with employees, the risks for occupational health and safety analysis were examined. Two checklists were used, one for the food industry based on Regulatory Standards (NRs), and the other for construction site focused only on NR-18. The industry needs to review Specialized Services in Safety Engineering and Occupational Medicine (SESMT), monitoring of the Occupational Health and Medical Control Program (PCMSO), monitoring of the Internal Accident Prevention Commission (CIPA), monitoring of Personal Protective Equipment (PPE), implementation of the Environmental Risk Prevention Program (PPRA), implementation of signs safety of machinery work, adoption of ergonomic measures, implementation of the Fire Safety Project, review of safety in electrical installations and services, regulation of boilers and pressure vessels and implementation of work height regulations. In addition, from monitoring of construction works, it was realized that construction site meets most of the standards required by NR-18.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/10043
Other Identifiers: 2012938068
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO TCC THIAGO FINAL - 05.12.2019.pdf316.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.