Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/1001
Title: Estabilidade de cor de sistemas adesivos experimentais com fotoiniciadores alternativos
Authors: França, Jéssica Mariana de Freitas
Keywords: Cimentos Dentários;Fotoiniciadores Dentários
Issue Date: 25-Nov-2014
Publisher: Odontologia
Citation: FRANÇA, Jéssica Mariana de Freitas. Estabilidade de cor de sistemas adesivos experimentais com fotoiniciadores alternativos. 2014. 19 f. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Objetivos: Avaliar a estabilidade de cor nos sistemas adesivos experimentais modificados com fotoiniciadores alternativos como Canforoquinona, BAPO e PPD, e na presença do catalisador de polimerização Difeniliodônio. Materiais e Métodos: Foram utilizados 14 sistemas adesivos experimentais contendo Canforoquinona, BAPO e/ou PPD em diferentes concentrações, além da presença ou não do catalisador de polimerização. 70 amostras foram utilizadas (n=5), confeccionadas através de matriz de silicona densa. As amostras foram armazenadas em água destilada e mantidas em estufa e após 24 horas foi realizada a leitura de cor através do spectrofotômetro Easy Shade (Vita), a mesma leitura foi realizada após 30 dias de armazenamento em estufa. Resultados: Ao avaliar quanto a presença do catalisador de polimerização (Difeniliodônio) observamos que houve menor alteração de cor nos materiais contendo apenas CQ e CQ/BAPO. Em contrapartida, o sistema adesivo contendo CQ/PPD/BAPO obteve maior variação na coloração na presença do catalisador. Comparando-se todos os materiais contendo difenil-iodônio, o sistema adesivo contendo apenas PPD, apresentou menor alteração na coloração, enquanto que os adesivos compostos por CQ/PPD e PPD/BAPO apresentaram maior variação de cor. Por fim, comparando os sistemas adesivos sem a presença do catalizador, o sistema adesivo contendo PPD/BAPO mostrou maior alteração de cor, enquanto que o contendo apenas PPD e CQ/BAPO/PPD apresentaram menor alteração de coloração. Conclusão: A grande maioria dos sistemas adesivos não apresentou diferenças estatisticamente significativas. O que demonstra a necessidade da realização de outros estudos a respeito da estabilidade de cor nos sistemas adesivos. Porém, pôde-se observar que o PPD apresentou melhores resultados que os demais adesivos.
Description: Boniek Castillo Dutra Borges; Isana Álvares Ferreira; Marília Regalado Galvão Rabelo Caldas
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/1001
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2014] Estabilidade de cor de sistemas adesivos.pdftrabalho de conclusão de curso - odontologia 2014.2388.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.