Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/99
Title: Gestão Documental em unidades de informação: uma análise do arquivo da Fundação Norte Rio Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC
Authors: ANJOS, Clebson Leandro Beserra dos
Keywords: Informação;Sociedade da Informação;Arquivo;Gestão Documental;GED;FUNPEC
Issue Date: 2010
Publisher: Biblioteconomia
Citation: ANJOS, Clebson Leandro Beserra Dos. Gestão Documental em unidades de informação: uma análise do arquivo da Fundação Norte Rio Grandense de Pesquisa e Cultura – FUNPEC. 2010. 53 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2010.
Abstract: Analisa a situação atual da Gestão Documental (GD) do Arquivo da Fundação Norte Rio Grandense de Pesquisa e Cultura(FUNPEC), a fim de coletar dados para fundamentar na elaboração e aplicação de um plano de GD na Fundação. Ressalta a importância da informação para organizações, nesse sentido, destaca que as mesmas devem compreender a diferença entre dado, informação e conhecimento, com intuito de utilizar a informação útil para a tomada de decisão. Descreve em que contexto a informação passou a ter valor para as organizações, mostrando a evolução da sociedade que antes eram agrária e industrial chegando ao que foi denominado Sociedade da Informação. Especifica a unidade de informação arquivo identificando sua origem, conceito, característica, além de mostrar a origem e a conceituação da GD. Aponta o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), como uma nova tecnologia para a GD conceituando-o e apresentando algumas tecnologias, com o objetivo de melhorar tanto na organização da informação documental como na disseminação da mesma. Estabelece a metodologia utilizada para a realização da coleta e análise dos dados através dos seguintes instrumentos: pesquisas bibliográficas e online; aplicação de um estudo de caso utilizando as técnicas de questionário direcionado aos funcionários do Setor de Prestação de Contas da FUNPEC e a prática da observação participante no âmbito da Fundação. Conclui-se que o arquivo da FUNPEC utiliza procedimentos da GD e tem um potencial para aplicar o GED na Fundação através dos suportes tecnológicos que possui, no entanto, é necessário a elaboração e aplicação da Tabela de Temporalidade, a fim de determinar as idades dos documentos em correntes, intermediários, permanentes e sua possível eliminação, pois, isso é fundamental para um gerenciamento documental eficiente e eficaz, porque, dessa forma, evita-se acumular documentos sem valor probatório ou histórico tanto para Fundação quanto a sociedade.
Description: Participaram da banca examinadora as professoras Maria do Socorro de Azevedo Borba(DEBIB)e Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/99
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ClebsonLBA_Monografia.pdfTexto completo1.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons