Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/98
Título: Literatura de cordel: fonte de informação popular no nordeste brasileiro
Autor(es): Oliveira, Manoel Targino de
Palavras-chave: Fonte de Informação;Cordel;Bibliotecário;Sociedade da Informação
Data do documento: 2009
Editor: Curso de Graduação em Biblioteconomia
Referência: OLIVEIRA, Manoel Targino de. Literatura de cordel: Fonte de informação popular no nordeste brasileiro. 2009. 51 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2009.
Abstract: Analisa o papel da informação no Século XXI. Destaca que as informações sempre estiveram restritas a pequenos grupos de determinadas sociedades, onde as pessoas que a detinham normalmente eram as classes dominantes. Aborda aspectos da Literatura de Cordel, como disseminadora de informações populares, prática cultural que conseguiu desempenhar um papel informacional ao povo nordestino. Verifica relação entre o poeta cordelista e o bibliotecário. Apresenta o cordel como fonte de informação que informa a classe menos favorecida, desempenha papel educacional e desperta o interesse da leitura. Aborda a questão da atuação do profissional Bibliotecário em comunidades, que apresente déficit com relação à prática da leitura, utilizando o folheto de cordel como mecanismos para estimular os usuários. Identifica o cordel como mecanismo primordial para atrair os leitores é a comédia que os poetas produzem com as rimas produzidas nas estrofes. Destaca a motivação que desencadeou o interesse pelo tema. Delineia como objetivos: analisar a literatura de cordel como fonte de informação ao povo nordestino bem como identificar a origem do cordel nordestino, como a literatura de cordel pode se transformar em fonte popular de informação, verificar o papel dos poetas como disseminadores de informação e abordar a importância do cordel como uma prática cultural que trabalha com a informação nas diversas classes sociais. Como metodologia utilizou a pesquisa bibliográfica e meios eletrônicos. Objetiva como meta mostrar e contribuir para as pesquisas acadêmicas sobre uma das fontes de informações, que mais se desenvolveu na região Norte e Nordeste do Brasil, que foi a Literatura de Cordel.
Descrição: Participaram da banca examinadora as professoras Renata Passos Filgueira de Carvalho (DEBIB) e Francisca de Assis de Sousa (DEBIB)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/98
Aparece nas coleções:Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LiteraturaDeCordel_Oliveira_2009.pdf167,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons