Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/88
Title: Considerações acerca do estereótipo dos bibliotecários: apontando mudanças sobre a postura do profissional frente à sociedade contemporânea
Authors: OLIVEIRA, Andriê Bezerra de
Keywords: Biblioteconomia.;Bibliotecário;Estereotipo;Imagem;Marketing
Issue Date: 2010
Publisher: Biblioteconomia
Citation: OLIVEIRA, Andriê Bezerra de. Considerações acerca do estereótipo dos bibliotecários: apontando mudanças sobre a postura do profissional frente à sociedade contemporânea. 2010. 83 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Biblioteconomia, UFRN, Natal, 2010.
Abstract: Discute o estereotipo do bibliotecário desde o seu processo evolutivo a profissão na sociedade antiga até a contemporaneidade. Mostra a variação do status profissional do bibliotecário, sobretudo no Brasil, explicitando os fatores históricos, sociais e econômicos que levaram a formação do estereotipo da profissão e suas consequências na vida interpessoal e profissional do bibliotecário. A pesquisa teve como objetivos: investigar a formação do estereotipo do bibliotecário, demonstrar a importância da imagem social do profissional e apontar soluções para a popularização do bibliotecário. O aporte teórico traz conceitos de assuntos que vão ao encontro dos objetivos propostos pela pesquisa, dentre eles destacam-se: resgate histórico, cultural e social da biblioteconomia e do bibliotecário, com ênfase no perfil e na atuação do profissional; definição de estereotipo e imagem, e a relação de ambas na biblioteconomia no cenário social contemporâneo. Faz uso da metodologia de pesquisa qualitativa de tipo analítica que caracteriza a observação e interpretação do meio para obtenção de informações, de caráter investigativo e indutivo de acordo com o tema abordado nos suportes pesquisados. Faz-se uso de suportes informacionais como: revistas, livros, dicionários, monografias, dissertações, teses, artigos e na internet. Os resultados apontam a existência de um estereotipo incompatível com as potencialidades do bibliotecário atual, e reconhece a importância da atualização da imagem do profissional para maior reconhecimento da sociedade. Constata a necessidade de desenvolver soluções para desvencilhar o estereotipo da imagem o bibliotecário, e sugere que tal iniciativa comece através da mudança da postura profissional, da busca por melhorias na estrutura educacional do ensino no Brasil, e por fim, da utilização do marketing da profissão em vários meios de comunicação.
Description: Participaram como membros da banca examinadora as professoras Mônica Marques Carvalho (DEBIB) e Jacqueline Aparecida de Souza (DEBIB)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/88
Appears in Collections:Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndriêBO_Monografia.pdfTexto completo2.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons