Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/750
Title: O Banco Mundial: trajetória histórico-institucional do imediato Pós-Segunda Guerra Mundial ao limiar do terceiro milênio
Authors: Souza, Yuri Zarif Teixeira de
Keywords: Banco mundial;Relações internacionais;Desenvolvimento econômico
Issue Date: 2014
Publisher: Ciências Econômicas
Citation: SOUZA, Yuri Zarif Teixeira de. O Banco Mundial: trajetória histórico-institucional do imediato Pós-Segunda Guerra Mundial ao limiar do terceiro milênio. 2014. 44f. Monografia (Bacharelado) – Curso de Graduação em Ciências Econômicas, Departamento de Economia, UFRN, Natal, 2014.
Abstract: O Banco Mundial foi criado em 1944 na conferência de Bretton Woods. Ficou estabelecido na ocasião que a instituição seria responsável pelo auxílio à reconstrução das nações europeias envolvidas na Segunda Guerra Mundial e seria responsável também pelo auxílio às nações periféricas na busca pelo desenvolvimento. Estes foram os objetivos iniciais atribuídos ao Banco Mundial. Entretanto, tais propósitos foram alterados desde a sua criação até o limiar do novo milênio. Este trabalho tem como objetivo ilustrar as modificações operacionais ocorridas no Banco Mundial associadas às distintas configurações econômicas internacionais no decorrer da sua existência. Para a construção deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o Banco Mundial e sua postura perante a Teoria do Desenvolvimento Econômico (TDE) e, posteriormente, ao ideário liberal. Os resultados apontam que o Banco Mundial perdeu seu caráter desenvolvimentista a partir da crise da TDE, em meados da década de 1970. Na década de 1980, o Banco Mundial passou a trabalhar como agente regulador em defesa das práticas neoliberais. No limiar do novo milênio, o Banco Mundial adotou um novo olhar direcionado à redução da pobreza extrema, portanto em sintonia com o ideário do desenvolvimento local e focado em grupos sociais vulneráveis, portanto distante da concepção inicial do desenvolvimento como possibilidade de promoção de mudanças econômicas estruturais, bem como mudanças sociais abrangentes.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/750
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BancoMundial_Souza_2014Texto completo442,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons