Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/745
Título: Uma introdução à análise de sobrevivência com fração de cura
Autor(es): Barros, Talita Viviane Siqueira de
Palavras-chave: Análise de sobrevivência;Modelo de longa duração;Modelo de mistura padrão
Data do documento: 18-Jun-2014
Editor: Estatística
Referência: BARROS, Talita Viviane Siqueira de. Uma introdução à análise de sobrevivência com fração de cura. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Centro de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2014
Abstract: Na teoria de análise de sobrevivência usual, um pressuposto do modelo é que se o indivíduo for acompanhado por um período suficientemente longo, o evento de interesse irá ocorrer. Contudo, na prática alguns indivíduos podem ser considerados imunes à ocorrência do evento, ou curados. Modelos que tratam de dados de sobrevivência com estas características são chamados de modelos com fração de cura ou modelos de longa duração. Uma classe de modelos com fração de cura muito popular é conhecida como modelo de mistura padrão. O objetivo desta monografia é estudar e descrever brevemente o modelo de mistura padrão paramétrico e o seu ajuste a dados de sobrevivência com fração de cura. Foi considerada a distribuição Weibull para modelar os tempos de vida. A teoria estudada é ilustrada com uma aplicação a um conjunto de dados sobre o tempo até a recidiva do câncer de mama em mulheres que foram submetidas ao tratamento cirúrgico de retirada total ou parcial da mama. Utilizou-se o pacote gfcure no software R para ajuste do modelo.
Descrição: Profa. Dra. Jenaete Alves Moreira e Prof. Dr. Fidel Hernesto Castro Morales.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/745
Aparece nas coleções:Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaliseSobrevivencia_Barros_2014.pdfMonografia2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.