Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/717
Title: Análises das séries temporais de Insolação nas cidades de Caicó-RN e Natal-RN, de abril/2002 a dezembro/2012 e da série de Radiação Ultravioleta na cidade de Natal-RN, entre junho/2001 e dezembro/2007.
Authors: Silva, Glauco Francisco de Araújo
Keywords: Análise de séries temporais;Insolação;Radiação ultravioleta
Issue Date: 20-Dec-2013
Publisher: Estatística
Citation: SILVA, Glauco Francisco de Araújo. Análises das séries temporais de Insolação nas cidades de Caicó-RN e Natal-RN, de abril/2002 a dezembro/2012 e da série de Radiação Ultravioleta na cidade de Natal-RN, entre junho/2001 e dezembro/2007. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Estatística, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Insolação é o período em que a luz solar chega à superfície da terra, enquanto que a Radiação Ultravioleta são comprimentos de ondas solares que em doses moderadas trazem benefícios ao ser humano mas que, em doses extremas, pode causar câncer de pele. Este trabalho realiza análises das séries temporais “Insolação Natal-RN”, “Insolação Caicó-RN” e “Radiação ultravioleta Natal-RN”. Para cada uma destas séries foram ajustados modelos de Regressão e ARIMA e em seguida foram feitas predições para os três primeiros meses de 2013. Para as três séries estudadas os ajustes mostraram evidências de sazonalidade. O ajuste da série de Insolação da cidade de Caicó-RN mostrou evidência de tendência linear. É significativa e positiva a correlação entre a Insolação e a Radiação Ultravioleta na cidade de Natal-RN.
Description: Dra. Jeanete Alves Moreira e Dra. Iloneide Carlos de Oliveira Ramos
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/717
Appears in Collections:Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeriesTemporais_Silva_2013.pdfMonografia1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.