Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/700
Título: Higiene e escolarização nos grupos escolares no Rio Grande do Norte nas primeiras décadas do século XX
Autor(es): AMORIM, Hananiel de Souza
Palavras-chave: Higiene;Grupos escolares;Rio Grande do Norte
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: História
Referência: AMORIM, Hananiel de Souza. Higiene e escolarização nos grupos escolares no Rio Grande do Norte nas primeiras décadas do século XX. 2013. 74f. Monografia (Bacharelado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Os grupos escolares consistiram em um modelo de organização escolar que surgiu, primeiramente, no estado de São Paulo no início da República e depois se difundiu para o resto do País. Esse novo modelo de escola pública possuía uma organização própria, professores diplomados, recursos didáticos, mobiliário próprio, e organização administrativa e pedagógica regida por normatizações. A Higiene surgiu neste momento histórico como um ramo da ciência médica que se responsabilizaria por cuidar da saúde na área social instruindo a população quanto à preocupação com a prevenção e a cura. Este trabalho de pesquisa investiga as relações entre grupos escolares e Higiene no Rio Grande do Norte (RN). Dessa maneira, identificamos como eram trabalhadas práticas higienistas pelo corpo docente com os alunos nos grupos escolares do RN, investigamos a existência da Higiene como disciplina escolar específica e o seu programa, caracterizamos os exercícios físicos introduzidos no currículo escolar, e identificamos a presença de profissionais de outras áreas de trabalho como médicos e engenheiros na construção ou organização dos grupos escolares. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi embasada em pesquisa bibliográfica e pesquisa histórica,arquivística e documental. Foi realizada análise do conteúdo das fontes (documentos dos antigos grupos, registros de jornal da época, mensagens presidenciais e legislação do período). Por meio desta pesquisa, buscamos demonstrar a intervenção da Higiene na organização dos grupos escolares no Rio Grande do Norte e o reflexo na sociedade norte-rio- grandense.Observamos que os preceitos higienistas influenciaram os grupos escolares desde a construção do prédio, nos desempenhos das suas atividades cotidianas, mobiliários e materiais utilizados.
Descrição: Crislane Barbosa de Azevedo, Maria da Conceição Guilherme Coeolho e Wicliffe de Andrade Costa
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/700
Aparece nas coleções:História (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Hananiel Amorim - Bacharelado.pdf964,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.