Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/693
Título: Estimação do número de repetições em experimentos usando um modelo de efeito aleatório
Autor(es): Carvalho, Jhonnata Bezerra de
Palavras-chave: Confiabilidade;Repetições;Efeitos aleatórios
Data do documento: 9-Dez-2013
Editor: Estatística
Referência: CARVALHO, Jhonnata Bezerra de. Estimação do número de repetições em experimentos usando um modelo de efeito aleatório. 2013. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Centro de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2013.
Abstract: O coeficiente de correlação intraclasse, ou ainda, coe ciente de confiabilidade, é uma medida muito importante ligada ao modelo de efeitos aleatórios com um fator. O objetivo do trabalho, é determinar qual seria o número m de repetições em experimentos com 1 fator, com uma confiança pré-fixada, que depende do valor de rhô, que geralmente é desconhecido. Para determinar esse valor m, é preciso fazer um estudo piloto para estimar esse coeficiente. Foi estudado o método de momentos para estimar esse coeficiente, e um planejamento para que a variância desse estimador seja mínima, e com isso, a estimativa do rhô seja mais precisa. Foram utilizados 3 bancos de dados; Em um estudo realizado pelo Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Universidade de São Paulo, para estimar a concentração média de dióxido de nitrogênio ao longo de um corredor de ônibus, através de filtros; Outro em uma empresa de tecidos, que gostaria de saber sobre a variabilidade das máquinas de tear. E por fi m, em um processo de empacotamento de leite, para determinar qual seria o número de saquinhos que se deveria tomar a cada meia hora, para o controle de qualidade no processo. As análises desses problemas, podem ser realizadas com o uso de um modelo de efeitos aleatórios com 1 fator. Com essa abordagem, o coeficiente de correlação intraclasse foi estimado, para se ter uma ideia da confiabilidade da resposta em cada um dos 3 problemas.
Descrição: Prof. Dr. Paulo Cesar Formiga Ramos e Profa. Dr. Dione Maria Valença.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/693
Aparece nas coleções:Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfeitoAleatorio_Carvalho_2013.pdfMonografia8,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.