Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/692
Title: Análise espaço-temporal de notificações da leishmaniose visceral (LV), no nordeste brasileiro no período de 2001 a 2010.
Authors: Lima, Patrícia Viana de
Keywords: Análise estatística;Estatística demográfica;Epidemiologia - Leishmaniose visceral;Variáveis climáticas;Correlação cruzada
Issue Date: 27-Jun-2012
Publisher: Estatística
Citation: LIMA, Patrícia Viana de. Análise espaço-temporal de notificações da leishmaniose visceral (LV), no nordeste brasileiro no período de 2001 a 2010. 2012. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Centro de Ciências Exatas e da Terra, Departamento de Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2012.
Abstract: No período 2001 a 2010, o Ministério da Saúde notificou mais de 35 mil casos de Leishmaniose Visceral (LV) no Brasil, sendo a maior parcela na região Nordeste. Diante desse cenário, o objetivo do estudo é descrever o padrão epidemiológico da LV e analisar as relações da notificação dessa doença com variáveis climáticas, sóciodemográficas e IFDM. Utilizaram-se dados meteorológicos, ambientais fornecidos pelo INMET e o IFDM fornecido pelo Firjan, os registros de notificações de LV do DATASUS e dados demográficos do IBGE. A metodologia estatística utilizada compreende uma análise espaço-temporal, correlação cruzada com as variáveis climáticas para a determinação do tempo de defasagem de possíveis correlações com o número de casos notificados de LV. Utilizou-se também a modelagem de efeitos mistos para detectar associações entre os indicadores climáticos e o número de casos de LV. Constatou-se associação entre a umidade e precipitação em relação a LV para Fortaleza com valor-p <0,001 e 0,01 respectivamente. Em Teresina detectou-se associação dos casos da LV com temperatura com um e dois meses de defasagem com valor-p (0,008 e <0,001). São Luís apresentou uma associação da temperatura com defasagem de até 4 meses, umidade com defasagem de até 2 meses e precipitação no mês imediato, todo com valor-p <0,01.
Description: Profa. Dra. Maria Célia de Carvalho Formiga e Pesquisadora Me.Iraci Duarte de Lima
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/692
Appears in Collections:Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeishmanioseVisceral_Lima_2012.pdfMonografia 6.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.