Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/688
Título: Implantação de gestão financeira numa pequena empresa do ramo de serviços: o caso da F.I.Cunha Topografia Ltda
Autor(es): Cunha, Rafaela Hingrid Alves
Palavras-chave: Gestão Financeira;Controle Financeiro;Dificuldades financeiras
Data do documento: 2013
Editor: Administração
Referência: CUNHA, Rafaela Hingrid Alves. Implantação de gestão financeira numa pequena empresa do ramo de serviços: o caso da F.I.Cunha Topografia Ltda. 2013. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a utilização de planejamento e controle financeiro para micro e pequenas empresas do ramo de serviços. A pesquisa foi realizada para obter informações, fazer diagnóstico e verificar a utilização de planejamento e controle financeiro em uma pequena empresa para, a partir dai, propor um novo modelo de gestão financeira. A gestão financeira garante a saúde das empresas e, também, a tranquilidade das mesmas, mantendo assim uma permanente situação de liquidez. Os controles financeiros são formas de gerenciamento que permitem analisar a situação financeira da empresa e, portanto, a utilização destes controles pelos gestores é de vital relevância para permanência das mesmas no mercado. Para a realização deste estudo, primeiramente foi efetuada a revisão bibliográfica, seguida de um estudo de caso, realizado no período de estagio na F. I. Cunha Topografia Ltda., que vinha enfrentando dificuldades financeiras, com o objetivo de identificar as rotinas financeiras utilizadas pela empresa. A conclusão obtida foi que a empresa carece de absolutamente tudo na área de gestão financeira. Foi evidenciada a total ausência de planejamento; a falta de rotinas de tesouraria; de controle das despesas administrativas fixas, incluindo as provisões; os custos variáveis não são calculados de forma adequada; as demonstrações de resultados não são reais, impossibilitando avaliar de forma correta se a empresa apresenta lucro ou prejuízo. Devido a essa deficiente gestão financeira, a empresa derivou para um elevado grau de endividamento tributário, previdenciário, com agentes financeiros e pessoas físicas. O resultado da pesquisa foi à verificação da incapacidade da empresa em saldar suas dividas, mesmo com a implantação de uma gestão financeira eficiente, sendo inevitável sua falência num futuro próximo.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/688
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImplantacaoDeGestao_Cunha_2013711,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.