Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/1/686
Title: Clima organizacional dos assessores de microcrédito rural Programa Agroamigo do Instituto Nordeste Cidadania
Authors: SILVA, Pablo Henrique
Keywords: Clima organizacional;Vantagem competitiva;Gestão de pessoas
Issue Date: 2013
Publisher: Administração
Citation: SILVA, Pablo Henrique. Clima organizacional dos assessores de microcrédito rural Programa Agroamigo do Instituto Nordeste Cidadania. 2013. 75. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: As organizações são instituições com alto teor de complexidade, pois são dotadas de indivíduos e grupos que desempenham tarefas e são auxiliados por vários esquemas organizacionais. Desta forma, torna-se imprescindível para as empresas cuidar do seu o clima organizacional, para que estas possam se tornar competitivas no mercado. Por esta razão pode-se dizer que a força de trabalho pode oferecer a qualquer organização o seu verdadeiro poder competitivo. Este estudo analisa o clima organizacional com uma pesquisa de analise de clima no setor de microcrédito rural do Instituto Nordeste Cidadania do Banco do Nordeste e objetiva estudar a possibilidade da Empresa analisar os seus resultados no que se refere ao clima organizacional entre os assessores de microcrédito rural de forma que este possa contribuir favoravelmente ao crescimento da Empresa. A metodologia da pesquisa está circunscrita a revisão bibliográfica e pesquisa de campo com os funcionários das 11 agencias do estado onde os mesmos estão lotados. As análises desenvolvidas nesse trabalho partiram de obras de autores consagrados, pois utilizou-se dos métodos bibliográficos científicos abrangendo o referencial teórico já tornado público em relação ao tema pesquisado. O exposto, pois, finda a responder qual o clima organizacional dos assessores de microcrédito do Instituto Nordeste Cidadania Programa Agroamigo. Baseado numa pesquisa exploratória e descritiva através do uso de questionários sensitivo focado no ambiente de trabalho, satisfação dos funcionários, relacionamento com gestores e conhecimento sobre metas e remuneração. O estudo concluiu que o clima é um fator preponderante e decisivo para alcance das metas e resultados de forma satisfatória e benéfica na relação funcionário-Empresa.
Description: Participaram da Banca Examinadora a Prof.ª MSc. Maria da Penha Machado de Medeiros e a Prof.ª Dra. Maria Teresa Pires Costa.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/monografias/handle/1/686
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PabloHS_Monografias.pdf567.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.