Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/1/683
Título: A satisfação e o bem-estar no trabalho dos funcionários: o caso da Satec-Ltda
Autor(es): Cabral, Maria Emmanoelle da Silva
Palavras-chave: Bem-estar no trabalho;Satisfação no trabalho;Envolvimento com o trabalho;Comprometimento organizacional afetivo
Data do documento: 2013
Editor: Administração
Referência: CABRAL, Maria Emmanoelle da Silva. A satisfação e o bem-estar no trabalho dos funcionários: o caso da Satec-Ltda. 2013. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: O trabalho é um elemento essencial na vida do ser humano, por isso sempre foi alvo de diversos estudos. Inicialmente tal aspecto era estudado de forma a se mensurar seus pontos negativos, porém com a evolução de tais estudos percebeu-se que o trabalho pode ser visto de forma positiva por quem o desempenha e tal percepção pode gerar grandes benefícios para as empresas e para os funcionários. Além disso, esse elemento também passou a ser visto como um diferencial competitivo entre as organizações. Dessa forma surgiu o termo bem-estar no trabalho que tem por objetivo principal analisar os efeitos positivos causados pelas relações de trabalho no geral. Grande parte das pesquisas sobre esse assunto o dividiu em três dimensões: satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional afetivo. O objetivo geral do presente estudo é analisar a percepção dos funcionários sobre a satisfação e o bem-estar no trabalho contemplando os outros dois componentes citados anteriormente, na empresa SATEC-LTDA, e como objetivos específicos verificar o nível de satisfação e bem-estar no trabalho nos colaboradores da organização e analisar os impactos causados por tais elementos. Para isso, foram utilizadas abordagens quantitativas de cunho exploratório e descritivo, através de questionários aplicados com 30 funcionários da SATEC-LTDA. O questionário foi dividido em três escalas: de satisfação no trabalho composto por 45, de envolvimento no trabalho com 5 questões e de comprometimento organizacional afetivo com 5 questões, além de 6 questões sobre dados pessoais. Os resultados deste estudo revelaram que manter relações de amizade e confiança entre líderes e subordinados é um fato que gera muita satisfação para os funcionários. E principalmente que quanto mais satisfeitos, envolvidos e comprometidos os colaboradores se encontram com relação a organização que os emprega maior é o índice de bem-estar no trabalho deles.  
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/1/683
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SatisfacaoEoBemEstar_Cabral_2013.pdf745,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.